Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Porto Alegre: Secretaria da Saúde confirma mais três mortes por Gripe A no Estado em 2012

Número de vítimas da doença chega a 13, cinco a mais que no mesmo período do ano passado

Mais três mortes relacionadas à Gripe A foram confirmadas nesta manhã pela Secretaria Estadual da Saúde, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde. Os casos são de Canoas, São Borja e Salto do Jacuí. Com as confirmações, o Rio Grande do Sul soma, em 2012, 13 mortes pela doença.

O último caso foi registrado na última sexta-feira. Uma mulher de 25 anos era moradora de Salto do Jacuí, mas morreu em Carazinho, no Noroeste do Estado. A vítima de São Borja era um homem de 62 anos, que morreu no dia 27 de junho. Ele não havia tomado a dose da vacina.

Em mapa, veja as cidades que registraram óbitos em decorrência da gripe A desde 2009

No mesmo dia, uma mulher de 54 anos morreu em Canoas. Ela estava internada no Hospital Nossa Senhora das Graças desde o dia 24. A secretaria não sabe, no entanto, se ela contraiu a doença no Rio Grande do Sul. No feriado de Corpus Christi, no início de junho, ela viajou para Criciúma, em Santa Catarina. Como o Estado vizinho registra mais de 30 casos, a suspeita é que ela tenha adquirido o vírus no sul catarinense.

Apesar dos 13 casos confirmados, a secretaria considera a situação sob controle. O Ministério da Saúde confirmou o repasse de 500 mil doses a municípios gaúchos. Metade dessa quantidade está sendo distribuída nas regiões que já apresentam circulação viral da doença, como a região de Cruz Alta, de Santo Ângelo e de Ijuí, além de Porto Alegre.

A distribuição final entre os municípios destas regiões será definida pelas Coordenadorias Regionais de Saúde. No mesmo período, em 2011, o Rio Grande do Sul havia confirmado oito mortes pelo vírus H1N1.

Tratamento e prevenção são as principais medidas
Segundo a secretaria, devem ser reforçadas as orientações para o uso do medicamento Oseltamivir no tratamento de síndromes gripais. A recomendação ressalta a importância em administrar o antiviral, de nome comercial Tamiflu, preferencialmente nas primeiras 48 horas do início dos sintomas.

Para prevenir a contaminação, a secretaria aconselha:
- Higienizar as mãos com frequência;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Ventilar os ambientes.

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário