Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Programa reduz incontinência urinária de grávidas durante a gestação

Problema acomete cerca de 50% das mulheres durante a gravidez; método de acompanhamento melhora autocontrole de gestantes

Pesquisa desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , em Campinas (SP), aponta que grávidas que participaram do Programa de Preparo para o Parto (PPP) tiveram menor risco de desenvolver incontinência urinária na gestação, problema que acomete cerca de 50% das mulheres durante a gravidez, quando comparadas às gestantes que não aderiram à iniciativa. Dados do programa mostram que são várias as ações que podem diminuir a ansiedade e prevenir a dor durante o trabalho de parto.

Durante o levantamento, as participantes relataram maior autocontrole e, consequentemente, maior satisfação com a experiência do parto. Para a fisioterapeuta Maria Amélia Miquelutti Spilla, que avaliou em sua tese de doutorado a efetividade do programa, os resultados superaram as expectativas. As intervenções fizeram com que as gestantes realizassem mais exercícios físicos durante a gravidez, com atividades amplamente recomendadas para prevenir algumas morbidades. Ela destaca que a literatura mostra uma tendência à diminuição de exercícios nesta fase ainda que este tipo de atividade seja indicado por especialistas do mundo inteiro para que se tenha uma gravidez saudável e com maior autonomia no trabalho de parto, sempre com o objetivo de prevenir desconfortos físicos e combater os altos níveis de ansiedade.

O programa foi desenhado para que pudesse ser incorporado na rede pública de saúde, como uma ação de melhoria na atenção à saúde da gestante, já que, em geral, as queixas das mulheres são recorrentes e, muitas vezes, subestimadas pelos médicos.


Com informações da Unicamp
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário