Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Teste detecta 18 tipos de vírus respiratórios, inclusive H1N1

Sistema desenvolvido pela francesa bioMérieux dá o resultado em 8 horas, superando os testes convencionais que levam até 24 horas. Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar

A empresa francesa de diagnóstico in vitro bioMérieux traz ao Brasil um sistema, batizado de CLART® PneumoVir, que detecta, em até oito horas, 18 tipos de vírus respiratórios distintos, inclusive o Influenza A H1N1, agente causador da pandemia de gripe suína no País em 2009. O produto já foi aprovado pela Anvisa.

De acordo com a companhia, o teste detecta ainda infecções múltiplas, ocasionadas pela combinação de dois ou mais vírus detectados.

O método utiliza para análise a secreção nasofaríngea e o resultado é obtido por meio do equipamento CAR Reader, que utiliza a metodologia molecular de Microarray, contando com controles internos que evitam resultados falso positivos. A companhia atribui ao equipamento a precisão dos resultados em 100%.

“Esse tipo de teste abrange também os vírus ‘emergentes’, chamados assim porque há novos vírus que surgem a cada temporada e exigem que os laboratórios atualizem suas tecnologias frequentemente”, afirma a especialista de produtos da bioMérieux, Mariana Vitule.

Tradicional no mercado
Os testes convencionais, disponíveis no País, utilizam o método de diagnóstico por meio de imunofluorescência, em que para visualização dos antígenos nos tecidos ou em suspensões celulares utilizam-se corantes fluorescentes. “Nesta técnica são necessárias pelo menos duas horas para detectar se há ou não o vírus, e até 24 horas para investigar qual vírus, sendo que este teste detecta até 6 tipos de vírus diferentes, sem os diferenciar, sendo dependente de análises visuais”, afirma, em nota, a bioMérieux.

Estima-se que as doenças respiratórias são as principais causas de internação hospitalar, sobretudo entre crianças, idosos e pessoas que apresentam baixa imunidade (imunossuprimidos) ou doenças de base.

Além de sua capacidade de causar doenças, os vírus respiratórios apresentam tempo de incubação relativamente curto (de um a quatro dias no caso do Influenza) e podem ser transmitidos de pessoa para pessoa pelo contato direto ou por gotas de saliva.

Pacientes infectados por vírus diferentes podem desenvolver uma série de sintomas comuns, sendo o diagnóstico laboratorial determinante para a aplicação da terapia correta, o que evita o uso indiscriminado de antibióticos, que leva à criação de organismos multirresistentes a medicamentos, e, em alguns casos, ajuda a diminuir o tempo de internação.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário