Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Chega a 15 os mortos por meningite causada por remédio contaminado nos EUA

A infecção já afetou 13 estados e 198 pessoas, com 14 mil pacientes potencialmente expostos ao produto
 
Neste sábado (13), o número de casos de meningite fúngica causada por um medicamento contaminado nos Estados Unidos aumentou para 193, com 15 mortes confirmadas em 13 estados.

De acordo com levantamentos liderados pelo CDC (Center for Disease Control and Prevention) e o FDA (Food and Drug Administration), foram identificadas 14 mil pessoas potencialmente expostas ao esteróide epidural, medicamento usado para tratar dores nas costas, em 23 estados.

Entre os estados mais afetados estão Tennessee (52 casos), onde o primeiro caso foi detectado, seguido de Michigan (41), Virgínia (34) e Índiana (27) e Maryland (15).

De acordo com o CDC todos os lotes contaminados ( 05212012 @ 68; 06292012 @ 26 e 08102012 @ 51) foram recolhidos voluntariamente pelo próprio distribuidor New England Compounding Center (NECC) de Framingham, Massachusetts, até o dia 3 de outubro.

A meningite fúngica não é contagiosa, mas seus sinais são parecidos com de uma gripe, dificultando a detecção, até que seja tarde para o tratamento.

 
Acompanhe o desenvolvimento da epidemia
Em 18 de setembro de 2012, o Departamento de Saúde do Tennessee foi alertado por um médico de um caso confirmado de meningite fúngica diagnosticado 46 dias após a injeção de esteróide epidural em um centro cirúrgico ambulatorial.

Uma semana depois de iniciadas as investigações em colaboração com o CDC e do Departamento de Saúde e Serviços Humanos da Carolina do Norte, foram identificados mais oito pacientes. Todos os nove pacientes receberam uma ou mais injeções de esteróide epidural com conservante livre de solução de acetato de metilprednisolona (MPA).

A partir de 10 de outubro, uma investigação liderada pelo CDC em colaboração com os departamentos de saúde estaduais e o FDA, identificou 137 casos e 12 mortes associadas à epidemia em 10 estados.

O NECC foi informado da investigação em curso, em 25 de setembro, e confirmou a distribuição de cerca de 17.5 mil frascos de MPA (80 mg/ml) dos lotes acima, embalados em frascos de 1, 2 e 5 ml, para 75 instalações em 23 estados. De 26 de setembro a 3 de outubro, o NECC retirou voluntariamente do mercado todos os produtos restantes, segundo informações do CDC.

A notificação dos pacientes potencialmente expostos foi iniciada por secretarias estaduais e o CDC em 25 de setembro. A partir de 10 de outubro, os departamentos estaduais de saúde informaram que cerca de 90% dos pacientes tinham sido contactados pelo menos uma vez, por telefone, mensagens, visita domiciliar e correio.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário