Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exames: Cistografia

O que é o exame: método de imagem, que utiliza raios X para estudo da bexiga. Consiste na inserção de um cateter via uretral (com anestésico em gel) após a micção e enchimento da bexiga com um contraste radiopaco.
 
Para que serve: o exame está indicado na suspeita de ruptura vesical em vítimas de traumatismo e pacientes com tumores, divertículos, cálculos vesicais, refluxo vésico-ureteral, fístula de bexiga e infecções urinárias recorrentes.

 Instruções para a realização do exame: a bexiga deve estar vazia.
- O paciente deve informar se já teve alguma reação alérgica a meios de contraste ou se está com quadro de infecção urinária, que pode dificultar a inserção do cateter na uretra.
 
- Deve-se assinar um termo de consentimento.
 
- Em homens, os testículos são protegidos dos raios-x durante o exame.
 
Riscos: há risco de infecção pelo cateter, com sintomas de queimação uretral, febre, calafrios, aumento da freqüência cardíaca e respiratória ou redução da pressão arterial.
 























Fonte:
- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.
- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.
 
Por Boa Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário