Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de outubro de 2012

SUS: Ministério premia em dinheiro experiências bem sucedidas em RH

Iniciativa vai premiar experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários pelas secretarias estaduais e municipais
 
O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (10), edital do Prêmio InovaSUS-Carreira, que vai premiar experiências bem sucedidas na elaboração, revisão e implantação de Planos de Cargos, Carreiras e Salários pelas secretarias de saúde estaduais e municipais de saúde. Os sete ganhadores serão premiados com R$ 200 mil para serem aplicados no setor de recursos humanos do respectivo órgão. As inscrições podem ser feitas a partir de hoje e até o dia 25 do próximo mês de novembro, por meio do site do ministério.
 
O objetivo do concurso é identificar e valorizar medidas voltadas à melhora das condições de trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como reconhecer e divulgar soluções inovadoras que sirvam de referência para outros projetos. O secretário de Gestão do Trabalho na Saúde, Mozart Sales, ressalta a importância do prêmio. “A iniciativa contribui para a fixação de profissionais no SUS, uma vez que valoriza a implementação de boas práticas na gestão dos recursos humanos, e promove, assim, uma maior satisfação do profissional no ambiente de trabalho”, afirma. “Além disso, o concurso possibilita a troca de experiências entre os diversos órgãos do serviço público de saúde”, completa Sales.
 
Critérios
Podem se inscrever ao prêmio secretarias de saúde dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, além de consórcios de saúde e fundações públicas no âmbito do SUS. A avaliação dos trabalhos será feita por meio de quatro critérios: “negociação” (diálogo entre gestores e trabalhadores para construção da proposta), “inovação” (introdução de elementos novos), “multiplicação” (possibilidade de adaptação a outros contextos), e “articulação” (diálogo com a política de educação permanente).
 
A avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão julgadora composta de membros do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de representantes dos trabalhadores na Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS.
 
Premiados
Em 2011, o InovaSUS teve sua primeira edição, que foi focada na gestão do trabalho na saúde no âmbito do SUS de forma geral, e recebeu a inscrição de 262 iniciativas. Conquistaram a primeira colocação e o prêmio máximo de R$ 150 mil a Secretaria e o Fundo Municipal de Saúde de Betim (MG), com a instalação de uma mesa de negociação para discussão de questões trabalhistas entre representantes de gestores e funcionários do SUS naquele município.
 
O segundo colocado foi a Secretaria Municipal de Vitória (ES), com o projeto “Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Profissionais de Saúde do Município de Vitória”. Já o terceiro lugar ficou para Gerência de Gestão do Trabalho da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, com o trabalho “Estratégias para fixação dos médicos das equipes de saúde da família da SMSA/BH”.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário