Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Consumo de junk food em gestação é tão maligno quanto fumar

A gravidez é uma das maiores dádivas da vida. Porém, durante o período de gestação o corpo sofre diversas mudanças para servir de lar primordial para a vida que está a caminho. Dentro dessas mudanças, está o condicionamento do corpo como meio de fornecer nutrientes ao feto, por isso ocorrem os desejos de gravidez, que é quando a futura mamãe precisa de certa vitamina ou nutriente. Porém, quando esse desejo é para junk food, é melhor parar e pensar duas vezes.
 
Assim como em qualquer outro momento da vida, comer hambúrguer e batata frita vez ou outra é totalmente aceitável quando se está grávida. O problema começa quando a alimentação fica toda baseada em alimentos processados, o que coloca em risco a saúde do bebê e da mãe.
 
O estudo publicado no tabloide The Sun foi conduzido por cientistas de Barcelona, na Espanha, e acompanhou os hábitos alimentares de 1100 mulheres. Na dieta de parte das voluntárias, estava incluso alimentos processados como as batatas fritas – chips. Nesse tipo de alimento é encontrada uma substância chamada acrilamida, que interfere na formação do feto.
 
As mães que ingeriram os chips diariamente durante a gestação tiveram bebês 140g mais leves e com a circunferência da cabeça 2,54mm menor, segundo o tabloide. Isso leva à conclusão de que a acrilamida limita o tamanho do bebê, assim como do cérebro, enquanto feto. O responsável pelo estudo, John Wright, afirmou que o efeito da substância é semelhante ao efeito adverso do tabagismo sobre o peso do bebê ao nascer.
 
Artigos de higiene pessoal e alguns produtos de limpeza foram pesquisados nos Estados Unidos. O estudo americano concluiu que substâncias desses produtos podem danificar os óvulos, reduzindo o período de fertilidade feminina por quase três anos.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário