Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Portugal: Hospitais pagam listas de espera

Os hospitais públicos já começaram a suportar os custos do programa de recuperação das listas de espera em cirurgia. Este programa era custeado, até agora, com verbas da tutela, revelou  o ministro da Saúde, Paulo Macedo, no Parlamento, na discussão do Orçamento da Saúde para 2013. Paulo Macedo quer que os hospitais públicos produzam mais e sublinhou que vão ser escrutinados e justificar porque é que não podem fazer a produção prevista.
 
Segundo o governante, os hospitais vão receber uma dotação compensatória e os contratos-programa vão ser discutidos caso a caso. A medida foi criticada pelo deputado do PS, Manuel Pizarro, que considerou que as listas de espera em cirurgia vão "resvalar como aconteceu com os transplantes."
 
Paulo Macedo admitiu existirem "restrições" na Saúde. No entanto, estas restrições não são impeditivas de se avançar com medidas encetadas em 2012, dando como exemplo o programa da regularização das dívidas aos fornecedores e o combate à fraude. Paulo Macedo sublinhou ainda ser necessário investir nos cuidados continuados.
 
Apesar da redução da despesa pública, nomeadamente com o trabalho extraordinário, vão ser abertos novos concursos de contratação de profissionais.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário