Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Vitaminas em excesso são prejudiciais e podem causar até morte

Especialista explica os diferentes tipos e indica em quais alimentos são mais presentes
 
Vitaminas são essenciais para o crescimento e desenvolvimento do corpo, mas podem ser prejudiciais quando ingeridas em excesso.
 
— A hipervitaminose pode levar a um quadro de intoxicação. O quadro clínico depende da vitamina envolvida na intoxicação. No caso da vitamina A, a pele fica ressecada, surgem dores ósseas e nas articulações, tonturas, queda de cabelos e náuseas. Já a vitamina B1 causa queda na frequência respiratória, convulsões e até morte — alerta a endocrinologista Myrna Campagnoli, do Lâmina Diagnósticos por Imagem.
 
Segundo ela, basta seguir uma dieta variada e balanceada para suprir o corpo com a quantidade ideal de vitaminas. Ela sugere legumes, verduras e frutas frescas ou com o mínimo de água e durante o menor tempo possível.
 
— É essencial manter bons hábitos de vida, como a prática de atividades ao ar livre, que otimizam a produção da vitamina D. Evitar o consumo de álcool, cigarros e medicamentos sem prescrição médica também permite melhor utilização dos nutrientes e das vitaminas pelo organismo — diz Myrna.
 
Confira os benefícios das vitaminas e os alimentos indicados:
 
Vitamina A (retinol)
Contribui para a manutenção da saúde da visão, pele e cabelos. Atua na função reprodutora e é indispensável para um crescimento saudável. É importante oxidante que protege células contra radicais livres. Encontrada em frutas e vegetais de cor forte, como cenoura, abóbora, brócolis e espinafre, além de gorduras amarelas de alimentos animais (fígado, ovos e leite). A ingestão crônica e em excesso de álcool pode comprometer o armazenamento da vitamina A no fígado.
 
Vitamina D (calciferol)
Atua no metabolismo do cálcio e do fósforo dentro do organismo, estimulando o crescimento e contribuindo para a manutenção da saúde óssea durante toda a vida. Contribui para o controle de glicemia, pois é imprescindível para a produção de insulina. Atua na manutenção do sistema imunológico, no controle de doenças autoimunes e na memória. Encontrada em leite, peixes gordos (atum e salmão), fígado, gema de ovos e manteiga. É produzida com a ajuda dos raios solares.
 
Vitamina E (tocoferol)
Participa da formação e funcionamento dos músculos e outros tecidos. Protege os ácidos graxos essenciais que são indispensáveis para o bom funcionamento do intestino e também para controle e prevenção de doenças cardiovasculares. É um forte antioxidante contra radicais livres e auxilia na prevenção do câncer. Protege o sistema reprodutor e reforça o sistema imunológico. Encontrada nos vegetais verdes, margarina, queijos, leguminosas e oleaginosas (sementes) e óleos (girassol, amendoim).
 
Vitamina K
Participa da formação de 13 proteínas essenciais para a coagulação do sangue. Encontrada em vegetais verdes, azeite, tomate, fígado e abacate.
 
Vitamina B9 (ácido fólico ou folacina)
É essencial para a formação das células do sangue, prevenindo o aparecimento de alguns tipos de anemia. Atua na formação, desenvolvimento e bom funcionamento do sistema nervoso central e da medula óssea. Contribui para um crescimento saudável em peso e estatura. É importante para mulheres tentando engravidar ou as já grávidas. Ajuda na prevenção de infarto e câncer de mama e de cólon. Promove a saúde dos cabelos e da pele. Encontrado em quase todos os alimentos animais e vegetais.
 
Vitamina B5 (ácido pantoténico)
Atua no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares e é indispensável para a produção de alguns hormônios. Contribui também para a regeneração celular (cicatrização), ajuda na formação de células vermelhas do sangue e na desintoxicação química. Encontrado nas carnes, ovos, leite, grãos integrais e inteiros, amendoim, levedura, vegetais (brócolis), algumas frutas (abacate), ovário de peixes de água fria e geleia real. O ácido pantoténico pode ser perdido no cozimento dos alimentos (assados e fervuras), bem como em alimentos regados a vinagre, bicarbonato de sódio e enlatados.
 
Vitamina B1 (tiamina)
Participa da obtenção de energia a partir dos alimentos e atua no bom funcionamento dos músculos e do cérebro. Previne o envelhecimento celular, combate a depressão e a fadiga. Encontrada em vegetais de folhas (alface romana, espinafre), berinjela, cogumelos, grãos de cereais integrais, feijão, nozes, atum, carne bovina e de aves. O arroz e os grãos de trigo polidos, assim como o açúcar branqueado, têm todas as vitaminas removidas no processamento.
 
Vitamina B2 (riboflavina)
É essencial para um bom crescimento da criança e do adolescente e para a saúde da pele. Atua na disponibilidade de energia para as células através do metabolismo dos alimentos. Exerce papel na formação de células vermelhas do sangue e anticorpos. Ajuda na reparação e manutenção da pele e na produção do hormônio adrenalina. Encontrada na carne, fígado, leveduras, grãos integrais, leite e derivados, ovos.
 
Vitamina B6 (piridoxina)
Indispensável para a correta utilização das proteínas pelo organismo. Atua na formação das células sanguíneas e no desenvolvimento do sistema nervoso central. Reduz o risco de doenças cardíacas. Reduz o risco de espasmos musculares. Alivia enxaquecas e náuseas. Colabora no controle do colesterol. Encontrada em cereais integrais, semente de girassol, feijões (soja, amendoim, feijão), aves, peixes, frutas (banana, tomate, abacate) e vegetais (espinafre).
 
Vitamina B12 (cianocobalamina)
Atua prevenindo alguns tipos de anemia, pois estimula a formação de células sanguíneas. É importante para o bom funcionamento do cérebro e auxilia no controle glicêmico. Encontrada na carne, leite, ovos e peixes. A vitamina B12 é perdida na fermentação para produção de iogurtes e no leite fervido.
 
Vitamina B7 (biotina)
Atua na produção de energia através dos alimentos. É indispensável para o crescimento saudável. Auxilia na produção de ácidos graxos e redução de açúcar no sangue. Melhora o combate a infecções. Encontrada em legumes, verduras, carne, leite, ovos, couve-flor e ervilha.
 
Vitamina C (ácido ascórbico)
Atua na formação do colágeno e na manutenção do sistema imune. Facilita a absorção do ferro alimentar. Contribui para a manutenção dos vasos sanguíneos. É um excelente antioxidante natural (retarda o envelhecimento celular). Ajuda na manutenção das funções glandulares e do crescimento, além de exercer papel na prevenção do câncer. Encontrada em frutas cítricas e vegetais frescos.
 
Vitamina B3 (niacina ou ácido nicotínico)
Atua no metabolismo energético. Aumenta a circulação e reduz os triglicérides e colesterol. Ajuda no funcionamento adequado do sistema nervoso e imunológico. Encontrada em levedura, carnes magras de bovinos e de aves, fígado, leite, gema de ovos, cereais integrais, vegetais de folhas (brócolis, espinafre), aspargos, cenoura, batata-doce, frutas secas, tomate e abacate.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário