Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

RS: Baixos índices de umidade relativa do ar exigem cuidados com a saúde

Com o tempo seco, aparecem sintomas ligados ao ressecamento da mucosa
 
O tempo seco que predomina no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira deve permanecer no Estado pelo menos até quinta. Estes baixos índices de umidade servem de alerta para quem sofre de doenças respiratórias, como rinite, bronquite e asma, que tendem a se agravar nestas condições climáticas.

— O tempo seco irrita as vias respiratórias e aumenta os sintomas da doença. Por isso, é importante seguir com os medicamentos de uso contínuo da maneira recomendada pelo médico — explica o pneumologista do Complexo Hospitalar Santa Casa, Adalberto Rubin, ao acrescentar que a procura para tratamento de doenças respiratórias na emergência do hospital costuma aumentar nestes períodos.

Quem não é portador destes transtornos respiratórios também sente a redução dos índices de umidade, mas com menos intensidade. Com o tempo extremamente seco, aparecem sintomas ligados ao ressecamento da mucosa, como aumento da tosse, falta de ar e obstrução nasal. Casos estes sintomas se tornem muito desconfortáveis, o paciente deve procurar um hospital.

Para evitar transtornos, a orientação dos médicos é que as pessoas se mantenham hidratadas, bebendo bastante água, e evitem atividades físicas ao ar livre nos horários de mais calor, entre as 11h e as 15h. Umidificar o ambiente por meio do uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água também pode ser uma solução.

De acordo com a meteorologista Olívia Nunes, da Somar Meteorologia, a expectativa é que estes índices abaixo de 30% voltem a se repetir até quinta-feira.

— A umidade da Amazônia não desce e a instabilidade que vinha do Paraguai parou no Paraná. Por isso, estes níveis críticos são observados no Rio Grande do Sul — explica a meteorologista.

Na sexta-feira, a chuva deve avançar da fronteira com o Uruguai, trazendo tempo instável ao Estado e amenizando a sensação de calor intenso.

Os índices de umidade relativa do ar estão baixos em várias cidades. Confira as medições das estações do Inmet e da RBS até as 16h:

Estado de Alerta — Entre 12 e 20%

Cruz Alta: 12%

São Borja: 17%

Santa Rosa: 18%

Santo Augusto: 18%

Santiago: 19%
 
Estado de atenção — Entre 20% e 30%

Quaraí: 25%

Dom Pedrito: 26%

São Gabriel: 26%

Teutônia: 26%

Uruguaiana: 26%

Erechim: 27%

Alegrete: 28%

Santa Maria: 28%

Soledade: 28%

Lagoa Vermelha: 29%

Rio Pardo: 29%
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário