Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dúvidas comuns quando o assunto é o tratamento das cicatrizes da acne

Qual o melhor tratamento para as cicatrizes da acne? O que é possível fazer em casa para diminuir as manchas escuras da pele provocadas pela acne? É possível combinar o uso de clareadores faciais com o tratamento a laser? São muitas as dúvidas e questionamentos de quem passou anos tratando a acne e agora se vê diante do desafio de eliminar as manchas, marcas e cicatrizes provocadas pela doença, durante muitos anos.
 
“Para muitas pessoas, as cicatrizes da acne prejudicam a sua qualidade de vida tanto quanto a acne não tratada. Vários estudos têm mostrado que a acne e suas consequências podem levar à depressão e à ansiedade, abalando a autoconfiança e afetando as relações sociais, inclusive as de trabalho. Buscar soluções para este problema é absolutamente legítimo e as opções de tratamento são muito eficazes hoje em dia”, afirma a dermatologista Cristine Carvalho.
 
A seguir, a médica elucida algumas das principais dúvidas sobre o tratamento das cicatrizes da acne:
 
- Qual o melhor momento para tratar as cicatrizes da acne?
Cristine Carvalho – Esta é uma decisão pessoal. Mas é possível relacionar alguns sintomas que indicam quando o tratamento é uma boa opção estética e mental, por exemplo:

• Se o paciente frequentemente pensa em livrar-se de suas cicatrizes;

• Se devido às cicatrizes da acne, o paciente julga que tem suas possibilidades de ascensão profissional afetadas;

• Se o paciente se sente deprimido e não demonstra autoconfiança em relação à sua aparência;

• Se o paciente evita encontrar pessoas frequentemente devido às marcas da acne.
 
- É possível tratar as cicatrizes da acne se o paciente ainda tem acne?
Cristine Carvalho – Para obter melhores resultados, o ideal é primeiro tratar a acne e controlar a doença, pois se o paciente tem a tendência de desenvolver cicatrizes da acne, quanto mais a doença estiver sem controle e sem tratamento apropriado, mais cicatrizes surgirão. É por isso que é fundamental controlar a acne primeiro.
 
- Quem utiliza medicamentos à base de isotretinoína pode tratar as cicatrizes da acne?
Cristine Carvalho – Alguns estudos sugerem que o tratamento das cicatrizes da acne, enquanto o paciente está fazendo uso de isotretinoína, pode fazer com que as cicatrizes piorem. Geralmente, é preciso esperar pelo menos três meses após a interrupção do uso de isotretinoína para começar o tratamento. Na verdade, o tempo de espera também depende do tipo de tratamento recomendado para as cicatrizes da acne de cada paciente.
 
- O que ocasiona o aparecimento das cicatrizes da acne?
Cristine Carvalho – A história familiar desempenha um papel importante no desenvolvimento das cicatrizes da acne. Os genes herdados tornam algumas pessoas mais propensas ao aparecimento de cicatrizes. Pacientes que apresentam acne severa também são mais propensos a desenvolver cicatrizes da acne. Quanto menos grave for o tipo de acne do paciente, menor o risco de desenvolvimento de cicatrizes. Esta informação é especialmente importante para as pessoas que têm familiares que tiveram acne grave. Não é preciso esperar que a acne se torne grave para tratá-la, pois este tempo sem tratamento pode levar ao aparecimento de extensas cicatrizes da acne.
 
- Os tratamentos da cicatriz da acne disponíveis nas farmácias, sem receita médica, são eficazes?
Cristine Carvalho – Embora esses produtos geralmente não consigam livrar o paciente das cicatrizes da acne completamente, algumas cicatrizes podem ser atenuadas por cremes e géis. Estes produtos podem agir sobre cicatrizes não muito profundas. Cicatrizes da acne mais leves tornam-se menos visíveis com o uso de produtos que contenham ácido glicólico, retinol ou vitamina C. Esses ingredientes ajudam o organismo a produzir colágeno novo, melhorando o aspecto da pele. No caso de quem não tem cicatrizes da acne, mas apenas manchas, cremes para clareamento facial podem ser indicados. Mas é muito importante destacar que qualquer um desses produtos só deve ser usado por recomendação do dermatologista, pois o uso sem a orientação apropriada pode fazer com que mais manchas surjam na pele.
 
- O uso de um kit de microdermoabrasão, em casa, para tratar as cicatrizes da acne pode apresentar bons resultados?
Cristine Carvalho – Antes de usar qualquer produto em casa para melhorar a aparência da pele, converse com seu dermatologista. A segurança deve ser uma preocupação quando lidamos em casa com produtos abrasivos. Com o uso indevido, eles podem tornar as cicatrizes mais perceptíveis. Às vezes, um ingrediente ativo em um produto pode provocar uma reação inesperada na pele. Ao optar por esta opção de tratamento, o paciente precisa saber que não deve esperar os mesmos resultados que um tratamento com um dermatologista. Os ingredientes ativos neste kit de produtos para uso em casa não são tão fortes, os resultados não serão excelentes ou de longa duração.
 
- Qual o melhor tratamento para as cicatrizes da acne?
Cristine Carvalho – Um único melhor tratamento para cicatrizes da acne não existe. As cicatrizes da acne apresentam formas e tamanhos diferentes, desenvolvem-se em diferentes partes do corpo, algumas cicatrizes são profundas, outras são superficiais… Para tratar estas cicatrizes diferentes, muitos tratamentos estão disponíveis. Para os pacientes com cicatrizes leves da acne existem várias opções terapêuticas, incluindo peelings químicos, microdermoabrasão e laser. O laser também melhora muito a textura da pele após a cirurgia de remoção da cicatriz da acne, que pode ser indicada para alguns pacientes. Na verdade, somente um dermatologista pode dizer que tratamento ou que combinação de tratamentos será mais eficaz para cada paciente.
 
- Como o laser pode auxiliar no tratamento das cicatrizes da acne?
Cristine Carvalho – Com a indicação correta, após a avaliação de um dermatologista, o laser promove uma maior produção de colágeno, o que reduz as cicatrizes da acne. Com o uso de novas plataformas de laser disponíveis no mercado, que congregam num mesmo sistema laser fracionado ablativo, não ablativo e luz pulsada, o tratamento da cicatriz da acne pode ser personalizado, de acordo com as necessidades de cada paciente.
 
Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário