Compartilhar alicate de unha é uma das formas de contrair o vírus da hepatite C, doença que acomete 170 milhões de pessoas no mundo |
Entre esta terça-feira (6) e sexta-feira da semana que vem (16) pessoas entre 40 e 69 anos ou que apresentem algum fator de risco para a hepatite C poderão fazer o exame de detecção da doença gratuitamente no Boavista Shopping, em São Paulo.
Para a realização do exame é necessária a coleta de uma pequena amostra de sangue obtida com apenas um furo no dedo. O resultado fica pronto em cerca de 10 minutos e, caso seja positivo, o paciente recebe orientações e é encaminhado para tratamento.
Na maioria dos casos, a hepatite C é uma doença assintomática, ou seja, o portador não apresenta sintomas após a infecção pelo vírus. As formas mais comuns de contágio são o uso de agulhas e seringas compartilhadas e a manipulação de materiais contaminados que cortem ou perfurem a pele, como lâminas, bisturis e alicates.
De acordo com estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 170 milhões de pessoas em todo o mundo estão infectadas pela hepatite C e, quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores são as chances de cura com o tratamento adequado.
O horário para a realização do teste é de segunda a sexta das 11h às 20h, aos sábados, domingos e feriados das 14h às 20h.
Fonte R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário