Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Governo repassa R$ 4 mi para controlar malária no AM e AP

Para reforçar as ações de controle e prevenção da malária, o Ministério da Saúde está repassando R$ 4 milhões a 26 municípios dos Estados do Amazonas e Amapá.
 
Os recursos serão transferidos, em parcela única, diretamente do Fundo Nacional de Saúde aos fundos municípios, informa a página na internet do ministério.
 
A medida, que consta na Portaria nº 2.568, tem como objetivo intensificar as ações de controle da malária nos estados que apresentam maior número de casos.
 
Os recursos devem ser usados pelos municípios no financiando de ações, como diagnóstico, tratamento, controle vetorial e supervisão dos casos.
 
Segundo o ministério, nos últimos seis anos, houve uma queda de 56% dos casos de malária no País: entre 2005 e 2011, as notificações reduziram de 607,7 mil para 267 mil.
 
 Entre as ações de prevenção, destacam-se a drenagem de áreas alagadas; pequenas obras de saneamento para eliminação de criadouros do vetor; obras de aterro; limpeza das margens dos criadouros; modificação do fluxo da água; controle da vegetação aquática; melhoramento da moradia e das condições de trabalho da população e uso racional da terra.
 
O Ministério da Saúde também recomenda a adoção de medidas de proteção individual contra picadas de insetos, principalmente nas áreas de risco.
 
São elas:
 
- o uso de mosquiteiro impregnado com inseticida;
 
- o uso de telas nas portas e janelas;
 
- o uso de repelente e, ainda,
 
- evitar locais de banho em horários de maior atividade do mosquito - manhã e final da tarde.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário