Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Primeiros socorros na escola infantil

Os procedimentos de primeiro socorros devem ser práticas esclarecidas para o ambiente escolar, garantindo a segurança dos pequenos
 
Todos os lugares com grande circulação de crianças são propensos a acidentes. Na escolinha não é diferente, e mesmo com cuidados e métodos preventivos a atenção deve ser redobrada.
 
Choque elétrico, envenenamento ou intoxicação, quedas e traumas e obstrução das vias áreas por corpos estranhos – OVACE – são ocorrências comuns. Por isso é importante saber como agir nesses momentos.
 
Choque elétrico
Acidentes relacionados com a corrente elétrica causam problemas como queimaduras, parada cardíaca, alterações pulmonares, neurológicas e musculoesqueléticas.
 
O procedimento de primeiros socorros pede que o aparelho seja desligado que a ambulância seja acionada. Caso tenha que segurar a criança, enrole as mãos com um jornal ou saco de papel.
 
Leve a vítima para longe da fonte de eletricidade com um objeto seco, não condutor de corrente elétrica, como a madeira, e depois deite a criança de costas com as pernas para o alto e se necessário cubra-a com um cobertor.
 
Envenenamento ou Intoxicação
Acontece quando há a ingestão de medicamentos, produtos químicos, álcool, fósforo, tinta, cosméticos, comida estragada e plantas. Não provoque o vômito, pois a substância pode causar queimaduras ou liberar gases tóxicos para os pulmões e a leve imediatamente para um Pronto Socorro.
 
Quedas e traumas
As quedas envolvendo crianças de 1 até 14 anos de idade são os acidentes mais comuns no ambiente escolar. Se o local estiver sangrando é só pressionar com uma bolsa de gelo e pano limpo. Fique atento a outras fraturas e inchaços e ao comportamento da criança.
 
OVACE
E quem nunca ouviu um caso da criança com objetos no nariz, ouvido ou garganta? O acidente bastante comum causa tosse, palidez, dificuldade para falar respirar.
 
Nunca use pinças ou outros objetos para retirar o “invasor”. Leve a criança até um Hospital e não tente induzir o vômito.
 
E já que prevenir é melhor que remediar tenha sempre ao alcance o telefone de hospitais e também de médicos pediatras.
 
Fonte zun.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário