Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Muitas pessoas ignoram que sofrem da doença celíaca

Estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontou que o Brasil possui quase 4 milhões de portadores da doença celíaca.
 
O dado é alarmante, se levarmos em conta que se não for diagnosticada e tratada, a doença, caracterizada por intolerância ao glúten, pode causar diversos males, como desnutrição, perda de peso, osteoporose e até câncer de intestino.
 
Outra questão preocupante é que muitas portadores da doença celíaca desconhecem que sofrem do mal. Isso porque os sintomas são iguais aos de outras doenças, dificultando o diagnóstico. Por isso, fique atenta se você sofre de diarreia crônica, muitas vezes provocada pela não absorção de nutrientes pelas paredes do intestino.
 
Perda de apetite, distensão abdominal (sensação de estufamento no abdome) e anemia são outros sintomas. A intolerância ao glúten também pode provocar alterações de humor e distúrbios neurológicos.
 
A única maneira de tratar a doença celíaca é eliminar do cardápio que contenham glúten. Eles estão presentes no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e nos derivados desses alimentos, como pães, massas, bolos, bolachas, pizzas, cerveja, uísque, entre outros produtos industrializados.
 
Quando se elimina o glúten da alimentação, os sintomas em pouco tempo desaparecem e em um ano a mucosa intestinal se normaliza.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário