Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nanopartículas colocadas na roupa protegem contra dengue e malária

Jaime Rocha Gomes
Tecnologia que pode ser adicionada aos tecidos durante a lavagem previne em particular os ataques de mosquitos anopheles
 
Equipe de investigadores da Universidade do Minho, em Portugal, criou uma tecnologia que repele doenças transmitidas por mosquitos, como malária e dengue.
 
A abordagem consiste em nanopartículas funcionais de sílica que podem ser adicionadas às roupas durante a lavagem para conferir a propriedade repelente. As nanopartículas são duráveis (50 a 100 lavagens) e ecológicas.
 
O projeto, liderado por Jaime Rocha Gomes, teve início em 2007 com a incorporação de produtos ativos em nanopartículas de sílica, tais como antimicrobianos, aloé vera e, recentemente, o repelente de mosquito.
 
"Incorporámos produtos ativos em nanopartículas de sílica que se fixam ou são liberadas de forma controlada para determinado artigo têxtil. Esses produtos ativos podem ser aplicados pela indústria no acabamento de tecidos ou malhas e, também, pelo próprio usuário em peças já confeccionadas", explica Gomes.
 
O produto previne em particular os ataques de mosquitos anopheles, que transmitem a malária e matam mais de um milhão de pessoas por ano. A equipe está realizando testes bem sucedidos no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa, e vai avançar em breve para testes de campo, esperando comprovar a mesma eficácia em ambiente real. A resistência a lavagens também está sendo melhorada em laboratório.
 
No futuro, a equipe admite incorporar nas nanopartículas de sílica aplicadas nos têxteis outros produtos ativos, como vitaminas, enzimas e proteções contra mais doenças.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário