Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Pesquisa da dieta cardioprotetora alcançará 40 hospitais do SUS

Participantes serão acompanhados durante um ano
 
A dieta cardioprotetora brasileira será estendida para todo o País para que os resultados sejam avaliados em um grupo maior de pessoas. A segunda fase da pesquisa envolverá cerca de 2 mil pacientes e 40 hospitais públicos — uma exigência do Ministério da Saúde para atender os pacientes de baixa renda. Os participantes serão acompanhados durante um ano.
 
Eduardo Fernandes Nilson, coordenador-substituto de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, diz:
 
— “Nós queremos observar os resultados nos diferentes ‘Brasis’ e observar as particularidades de cada região. Se der certo, a dieta será incorporada à linha de cuidados para doenças crônicas”.
 
Por enquanto, nutricionistas do HCor estão treinando as equipes dos hospitais participantes e fazendo as adaptações necessárias das receitas para cada região do Brasil — o que resultou em um livro com 120 receitas, conforme explica a nutricionista Maria Beatriz Ross.
 
— Corrigimos as falhas, fizemos as adequações necessárias. A gente quer encorajar as pessoas a usarem receitas com alimentos de todas as regiões”.
 
As receitas adaptadas ainda não estão disponíveis para consulta do público porque ainda não se sabe se elas realmente vão promover o desejado efeito cardioprotetor.
 
— “Por enquanto isso ainda é material de pesquisa. É precoce afirmar que vai entrar em vigor”, diz Beatriz.
 
Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário