Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

A penicilina, não a pílula anticoncepcional, foi o estopim da revolução sexual

Imagem: NIH National Library of Medicine
"Fácil obter sífilis e gonorréia"
A mundança de comportamento sexual que marcou os anos 60 começou, na verdade, durante os tradicionais anos 50
 
O aumento das relações sexuais não-tradicionais que marcaram os anos 60 começou balançando as sociedades ocidentais uma década antes, durante os tradicionais anos 50, afirma uma análise publicada recentemente pela revista Archives of Sexual Behavior.
 
" O advento da revolução sexual é conhecido por ter como bases as atitudes liberais dos anos 1960 e o desenvolvimento de contraceptivos como a pílula anticoncepcional. A evidência, no entanto, indica fortemente que o uso generalizado da penicilina, levando a um rápido declínio da sífilis durante a década de 1950, é o que lançou a era moderna sexual," observa o economista da Emory University, Andrew Francis, responsável pelo estudo.
 
Como a penicilina diminuiu o custo do sexo de risco, a população começou a ter mais liberdade nas relações. O pesquisador compara este fenômeno à lei econômica da demanda e procura: quando o custo de um bem diminui, as pessoas compram mais. " As pessoas não enxergam o comportamento sexual em termos econômicos, mas é importante fazer isso porque, assim como outros comportamentos, o sexual também responde a incentivos," afirma o pesquisador.
 
'Cuidado onde pisa, soldado!' 'Proteja-se contra sífilis e gonorreia'
'Cuidado onde pisa, soldado!' 'Proteja-se contra sífilis e gonorreia'
A epidemia e a Segunda Guerra
A Sífilis atingiu o seu pico nos Estados Unidos em 1939, quando matou 20 mil pessoas. Foi a AIDS do final dos anos 30 e início dos anos 40. O medo de contrair sífilis e morrer teve grande influência nos costumes da época. A penicilina foi descoberta em 1928, mas foi disponibilizada para uso clínico somente em 1941.
 
Com o advento da Segunda Guerra Mundial e a ameaça das doenças sexualmente transmissíveis às tropas que estavam no exterior, a penicilina passou a ser encarada como um tratamento eficaz contra a sífilis. Os militares queriam livrar as tropas das DSTs e todos os tipos de infecções, para que eles pudessem continuar lutando, disse Francis. " Isso realmente acelerou o desenvolvimento da penicilina como um antibiótico."


Penicilina chega à população em geral
Logo depois da guerra, os Estados Unidos passaram a encarar a sífilis de uma doença crônica, debilitante e potencialmente fatal para um problema de saúde que poderia ser curado com uma única dose de medicamento.
 
De 1947 a 1957, a taxa de mortalidade caiu em 75% e a incidência de sífilis em 95%. " Foi essencialmente um colapso," disse o pesquisador. Confirmando sua teoria de que o sexo de risco aumentou quando o custo de sífilis caiu.
 
O estudo analisou dados de agências de saúde estaduais e federais 1930 até a década de 1970. A pesquisa tomou como base três medidas de comportamento sexual: o nascimento de filhos ilegítimos, o nascimento de filhos de mães adolescentes, e a incidência de gonorréia, DST altamente contagiosa.
 
Assim que a sífilis atingiu seus índices mais baixos, em meados da década de 1950, foi possível notar um aumento dramático em todas as três medidas de comportamento sexual de risco estudadas.
 
Fonte isaude.ne

Nenhum comentário:

Postar um comentário