Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tecnologia permite o diagnóstico de doença respiratória em uma hora

Dra. Christine M. Litwin, responsável pelo estudo
Foto: Georgia Health University
Dra. Christine M. Litwin, responsável pelo estudo
Reação em cadeia da polimerase determina qual dos 21 vírus e bactérias comuns estão causando sintomas respiratórios
 
Médicos da Georgia Health Science University, nos EUA, estão utilizando um novo método rápido e completo para identificar os vírus e bactérias que causam doenças respiratórias.
 
Dentro de uma hora a técnica, chamada de reação em cadeia da polimerase (PCR), determina qual dos 21 vírus e bactérias comuns estão causando tosse, chiado e outros sintomas respiratórios.
 
Essa informação permite aos médicos melhorar a forma de tratar a doença. A abordagem também fornece aos médicos uma ideia precisa da circulação de patógenos e de quando eles ocorrem.
 
"Nosso objetivo é fornecer aos pacientes um diagnóstico mais rápido e preciso. Não precisamos cultivar um vírus, o que leva dias e nós nem sempre temos tempo. Podemos ir direto ao nível molecular para identificá-lo e não precisamos de muito material para fazer isso. PCR é muito sensível", afirma Christine M. Litwin.
 
PCR permite a cópia rápida de DNA, neste caso, em uma pequena amostra nasal, para determinar se é o rinovírus que provoca o resfriado comum, diversas variações diferentes de vírus da gripe ou do novo metapneumovírus que está contaminando as pessoas. Uma vez que na maioria dos vírus respiratórios o RNA efetivamente transporta a informação genética, a técnica converte primeiro o RNA em DNA.
 
O sistema PCR é simples de utilizar. O reagente passa no interior da máquina, a solução de hidratação entra por um lado e a amostra nasal por outro. Segundo os pesquisadores, sua simplicidade e rapidez melhoram drasticamente a eficiência do laboratório.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário