Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

20 exames que seu médico não deveria pedir

Teste do pezinho
No Brasil chegamos a um ponto que em algumas matérias sobre saúde deveríamos inverter o título.
 
Nesta reportagem, a médica entrevistada foi precisa: ”A necessidade de exames complementares deve ser avaliada pelo médico, de acordo com o risco que aquele paciente apresenta, seja pela apresentação de um sintoma, pela história familiar ou seus hábitos e costumes”.
 
Ou seja, não há uma relação que serve para todas as pessoas e exames em excesso representam risco a saúde. Mesmo com este depoimento a reportagem seguiu adiante de forma iatrogênica e diz que “entrevistou 25 especialistas”. O melhor profissional para definir a estratégia de exames é o generalista como o médico de família pois consegue perceber quais são os maiores riscos e não tem o viés de um órgão, sistema orgânico, sexo ou faixa etária.
 
Os únicos exames que devem ser pedidos a todas pessoas sem avaliação prévia de risco de acordo com o US Preventive Services Task Force são:
 
1. teste do pezinho em crianças (que inclui hipotireoidismo congênito)
 
2. papanicolau em mulheres dos 21 aos 65 anos de 3 em 3 anos após dois normais
 
3. mamografia dos 50 aos 74 anos
 
4. sangue oculto nas fezes anualmente, retossigmoidoscopia a cada 5 anos ou colonoscopia a cada 10 anos dos 50 aos 75 anos
 
5. perfil lipídico em mulheres com mais de 45 anos e em homens com mais de 35 anos
 
Um dia perguntei a Professoras do Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto se era comum no Canadá urologistas irem na televisão advogarem por exames controversos como PSA e elas disseram: “é melhor para eles não fazerem isso”. Ou seja, reportagens deste tipo são reflexo da sociedade que vivemos. No caso do Brasil há uma ignorância disseminada.
 
Fonte blogsaudebrasil.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário