Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Prós e contras de realizar mais de uma cirurgia plástica no mesmo dia

As condições físicas e psicológicas do paciente e o porte dessas
  cirurgias plásticas devem ser avaliados pelo cirurgião plástico
Procedimentos combinados são cada vez mais comuns. Avaliação deve ser cuidadosa
 
Em busca de um corpo perfeito, com barriguinha sarada e cinturinha de pilão, muitas mulheres acabam submetendo-se a cirurgias plásticas como lipoaspiração, abdominoplastia ou prótese de mama para elevar a autoestima. Elas fazem de tudo para obter um corpo curvilíneo, inclusive optando por fazer duas ou mais cirurgias plásticas ao mesmo tempo. De acordo com o cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira, quando o paciente não está contente com alguma parte do corpo, logo fica em dúvida sobre outra.

— O paciente pode optar por fazer duas ou mais cirurgias plásticas juntas, afinal há cirurgias que se associadas oferecem resultados muito mais satisfatórios — avalia.

Essa possibilidade acaba virando uma tentação, e realizar mais de uma plástica no mesmo dia evita que o paciente passe por dois pré e pós-operatórios.

— O risco de fazer mais de uma operação no mesmo dia é semelhante a uma única cirurgia, dependendo é claro das dimensões, duração das intervenções e das condições clínicas de cada paciente. Caso o procedimento cirúrgico seja de porte grande, os riscos aumentam — destaca Pereira.

A associação de duas ou mais cirurgias plásticas na mesma oportunidade irá depender de uma série de fatores. As condições físicas e psicológicas do paciente e o porte dessas cirurgias plásticas devem ser avaliados pelo cirurgião plástico.

— O procedimento é planejado em conjunto com o anestesista. Ambos devem calcular o tempo de duração da cirurgia e o tipo de anestesia que deverá ser utilizada — ressalta o médico.

As combinações preferidas por elas
Entre as cirurgias associadas mais requisitadas estão: rejuvenescimento da pálpebra + correção de flacidez do pescoço; mamoplastia de aumento + lipoescultura corporal; mamoplastica redutora + abdominoplastia; blefaroplastia + lipoaspiração; rinoplastia + lipoescultura; lipoaspiração + aumento de glúteos; peeling químico + cirurgia da face. No entanto, o médico não deixa de alertar para os riscos de duas ou mais cirurgias concomitantes.

— Um tempo muito prolongado de cirurgia, com o paciente anestesiado por mais de seis horas, aumenta riscos de complicações como problemas pulmonares, trombose venosa e embolia pulmonar, por ficar parado muito tempo na mesma posição, bem como um volume maior dos anestésicos. Em algumas situações, duas anestesias mais curtas garantem uma maior segurança ao paciente — avisa.

Apesar das inúmeras opções de intervenções associadas, a inclusão de prótese de silicone associada com lipoaspiração tem sido a mais frequente.

— Tal associação, com adequada avaliação pré-operatória e condições clínicas compatíveis com o tempo cirúrgico, pode ser mais prática e economicamente vantajosa, sem abrir mão da segurança e do bom resultado — orienta o médico.

Prós e Contras
O cirurgião plástico Luiz Eduardo Mendonça Pereira lista o que deve ser considerado antes da opção por cirurgias associadas:

Prós:
• Apenas um pré e um pós-operatório

• Beneficio econômico, os custos são menores

• Receber apenas uma anestesia

• Os cuidados do pós-operatório são os mesmos das cirurgias plásticas quando realizadas separadamente.

Contras:
• Duas anestesias mais curtas garantem maior segurança ao paciente.

• A duração da anestesia por mais de seis horas pode causar riscos como problemas respiratórios, trombose venosa e embolia pulmonar.

• Saúde comprometida pode interferir no procedimento cirúrgico e causar risco de vida.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário