Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sobrepeso pode atrasar desenvolvimento motor do bebê, sugere estudo

Bebês gordinhos podem ser adoráveis, mas o sobrepeso pode atrasar seu desenvolvimento motor - incluindo as habilidades de rolar, engatinhar e sentar -, segundo estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
 
Avaliando 215 bebês em diversos momentos até os 18 meses de idade, os pesquisadores observaram que mais de 70% apresentaram sobrepeso no período, e essas crianças mais gordinhas tinham maior probabilidade de ter atraso no desenvolvimento motor.
 
As análises mostraram que 20% daqueles acima do peso tiveram esse atraso indicado em testes de 14 a 21 habilidades, e 23% dos bebês que apresentaram níveis acima da média de gordura na barriga, no braço e na parte de cima das costas também apresentaram problemas no desenvolvimento motor.
 
Os pesquisadores observaram, por exemplo, que a incapacidade de permanecer sentado por 30 segundos era duas vezes mais comum em bebês com sobrepeso do que naqueles com peso e níveis de gordura normais.
 
Desenvolvimento motor
Geralmente, um bebê de três meses equilibra sua cabeça, senta com apoio e rola; com seis meses, senta sozinho e rasteja, porém, se tem atraso no desenvolvimento, com esta idade, não consegue ficar sentado por 30 segundos sem apoio e nem rola. Com 18 meses de idade, problemas no desenvolvimento motor fazem com que não tenham equilíbrio para andar para trás e para os lados ou para se manter sobre um pé por dois segundos. Normalmente as crianças começam a caminhar entre nove e 12 meses e, aos 18, consegue caminhar para trás e subir escadas.
 
“É importante que os pais ofereçam um espaço seguro, onde os bebês podem e são encorajados a explorar, mas bebês com sobrepeso podem limitar a exploração apropriada para a idade ao alcance de seu braço”, destacou a pesquisadora Meghan Slining. Apesar desses resultados, os especialistas destacam que, sem examinar outros grupos de crianças por meses e anos, não se pode saber se o excesso de peso e gordura corporal causa o atraso das habilidades motoras em crianças mais velhas.
 
Fonte The Journal of Pediatrics

Nenhum comentário:

Postar um comentário