Foto:SES/DF Cirurgia de catarata sendo realizado no Hospital de Base do Distrito Federal |
O envelhecimento da população no Distrito Federal vai elevar o número de cirurgias de catara na região, prevê a coordenadora substituta de Oftalmologia da Secretaria Estadual de Saúde/DF, Diana Pires de Souza.
Segundo Diana Pires, existem atualmente cerca de três mil pessoas inseridas no Sistema de Regulação da secretaria , aguardando por consulta com um oftalmologista. Muitos deles, após a avaliação médica, devem ser encaminhados ao centro cirúrgico para operar a catarata. " A população está envelhecendo e após os 60 anos, cerca de 80% vão necessitar se submeter ao procedimento" , informa.
A meta de operar 1.500 pacientes com catarata dentro do mutirão de cirurgias, iniciado em setembro de 2012, foi atingida. A ação continua até junho e outros pacientes devem passar pelo procedimento. " Estamos fazendo cerca de 150 cirurgias por semana para atender muitos pacientes que ainda precisam" , destaca a coordenadora .
As cirurgias são feitas no Hospital de Base por sete médicos, dois deles do Hospital Regional de Taguatinga. Os profissionais operam nos turnos em que os centros cirúrgicos utilizados para procedimentos eletivos estão desocupados - no turno da noite e nos finais de semana. Mantido o ritmo de 150 procedimentos semanais, mais três mil cirurgias devem ser feitas até o final de junho, quando termina o mutirão.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário