Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cuidados com o sono colaboram para a qualidade de vida na terceira idade

Manter o cuidado diário com a postura e adotar medidas
saudáveis para dormir devem ser os primeiros passos
A terceira idade é um período da vida que requer cuidados especiais para evitar problemas que possam compromoter a saúde e a qualidade do sono. Alguns hábitos errôneos colaboram para a mudança na posição do indivíduo e do seu centro de gravidade, causando dores, dificuldade respiratória, falta de equilíbrio e as temidas quedas.
 
— Manter o cuidado diário com a postura e adotar medidas saudáveis para dormir devem ser os primeiros passos para evitar riscos e garantir um sono realmente reparador — afirma a fisioterapeuta e especialista em medicina do sono, Carolina Elena Carmona de Oliveira.
 
Veja algumas dicas que podem auxiliar para a conquista de uma melhor qualidade de vida na terceira idade:
 
Cuidado com a postura
As principais causas de dores nas costas são, normalmente, uma combinação de fatores como sobrecarga, esforço físico, postura incorreta, obesidade, sedentarismo e até mesmo o estresse. Mantenha o cuidado com a postura durante as atividades diárias e também durante o sono. Além de evitar dores, previne lesões irreversíveis e, até mesmo, hérnia de disco.
 
Faça regularmente um check up
Visite o médico regularmente para avaliações. O conhecimento prévio de problemas com a saúde e um diagnóstico preciso auxiliam no alcance de uma melhor qualidade de vida, confiança e autoestima.
 
Atenção ao levantar da camaVire as pernas para o lado em que pretende levantar, apoie os braços na cama e erga o tronco.
 
E ao sentar...
Apoie os braços e se aproxime bastante do assento até encostar a parte de trás do joelho. Em seguida, apoie as mãos nos braços do assento e incline-se para frente, flexionando o joelho até sentar.
 
Cuidado ao escolher o colcão e o travesseiro
O travesseiro, o colchão e até mesmo a temperatura do ambiente influenciam para um sono renovador. Portanto, na hora de dormir, utilize um travesseiro que complete exatamente o espaço compreendido entre a cabeça e o colchão (formando um ângulo de 90 graus no pescoço), alinhando assim toda a coluna com o tronco. Isso facilita a circulação sanguínea e permite que os estímulos elétricos sejam perfeitamente enviados pelo cérebro aos órgãos do corpo.
 
Bancos, assentos e cadeiras
Fique atento quanto à segurança de cadeiras, bancos ou assentos. O encosto deve acomodar a coluna e os pés devem estar apoiados no chão ou em algum suporte. O material do assento deve ser firme e de fácil higienização.
 
Evite ficar encurvado
Mantenha a postura firme. Para não ficar encurvado procure deixar os pés um pouco mais afastados e posicione o quadril alinhado ao tronco, com os pés firmes no chão.
 
Vá para cama somente quando tiver sono
Evite assistir televisão ou ler um livro deitado, já que o sono no idoso é mais fragmentado e menos profundo, sendo menos concentrado à noite e mais disperso no dia, por conta do ritmo biológico. Além disso, procure deitar sempre na mesma hora e evite café e chás, pois funcionam como estimulantes.
 
Aproveite o dia
Programe atividades pela manhã e pratique exercícios físicos regulares, sempre sob orientação médica, para que se sinta mais cansado à noite. As atividades diárias regularizam o sono noturno.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário