Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Carboidrato presente no macarrão garante energia na prática de esportes

Massas devem ser acompanhadas preferencialmente
por uma salada ou legumes cozidos
Necessidades energéticas variam dependendo da intensidade do exercício físico
 
Quem pratica atividades físicas precisa ter uma alimentação equilibrada para manter a saúde e atingir os resultados desejados. Fazer exercícios requer muita energia e a inclusão de uma boa fonte de carboidrato na alimentação diária é indispensável.


De acordo com a nutricionista Tereza Cibella, consultora da Isabela (marca de massas e biscoitos), o carboidrato presente nas massas é o combustível número um para o fornecimento de energia durante a prática de atividade física.


Segundo ela, há uma diferença nas necessidades energéticas de cada atleta dependendo do tipo de esporte praticado.


— Para esportes de longa duração, como maratonas, é importante haver um alto consumo de massas. Isso porque os carboidratos presentes no alimento são transformados em glicogênio e estocados dentro do corpo. É este estoque que fornece a energia necessária para aguentar a longa duração da atividade — explica Tereza.

Para esses atletas, a quantidade de carboidratos consumidos antes do treino deve ser maior em relação ao total de proteínas e legumes presentes na refeição.

Já aqueles que praticam esportes com alta exigência de força muscular, como nadadores dos 50m livres ou levantadores de peso, possuem uma necessidade energética menor e não dependem tanto dos depósitos de glicogênio provenientes dos carboidratos.

— Os atletas que dependem da força devem consumir massas em igual quantidade às fontes de proteínas e verduras. Já os de explosão muscular devem priorizar as proteínas, incluindo apenas uma porção menor de carboidratos na refeição — ressalta a nutricionista.

Ainda segundo Tereza, as necessidades do corpo antes e depois do exercício também são distintas.

— No momento que antecede a prática da atividade física, as massas devem ser acompanhadas preferencialmente por uma salada ou legumes cozidos. Além disso, a refeição deve ser feita aproximadamente uma hora antes do treino para dar tempo de ser digerida adequadamente — diz.

Após o treino é importante consumir uma porção de macarrão combinada com alguma proteína magra. Isso porque, de acordo com a especialista, a proteína está diretamente relacionada com a formação e reposição muscular, importante para os atletas.

— A combinação do carboidrato das massas com a fonte de proteína potencializa o efeito metabólico do exercício e estimula essa formação de músculos — explica, acrescentando que para garantir a reposição energética adequada, a refeição deve ser feita até 30 minutos depois do treino.

Além de incluir as massas como fonte de carboidratos, Tereza lembra que a alimentação de todo atleta deve incluir ainda proteínas, frutas e verduras para ser nutritiva e equilibrada. Outra dica importante é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e gaseificadas, dando preferência aos sucos naturais e bastante água.

Para deixar a refeição pós-treino dos atletas mais saborosa e especial, a nutricionista sugere a receita de "gravatinha" ao molho de iogurte com truta. Além de combinar uma fonte de proteína com a massa, o prato é fácil de preparar e fica pronto em 30 minutos.

Ingredientes:
1 embalagem de Gravatinha Com Ovos Isabela (500g)

6 filés de truta 4 colheres (sopa) de azeite de oliva

1 colher (café) de essência de amêndoas sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho de Iogurte:2 colheres (sopa) de margarina light

2 colheres de (sopa) de farinha de trigo

1 litro de leite desnatado

1 iogurte natural desnatado

Suco de 1 limão

Sal, noz moscada e raspas de limão a gosto

Modo de Preparo:
> Comece preparando os filés de truta.

> Numa assadeira média, acomode os seis filés de truta com o azeite de oliva, essência de amêndoas, sal e pimenta-do-reino.

> Cubra com papel-alumínio e deixe assar em forno médio pré-aquecido (180ºC) por 20 minutos.

> Retire o papel-alumínio e deixe assar por mais cinco minutos, retire do forno e reserve.

> Prepare o molho de iogurte.

> Numa panela média, aqueça a margarina light e doure a farinha de trigo.

> Junte um litro de leite desnatado aos poucos mexendo sempre para não empelotar.

> Acrescente o iogurte, o suco de limão e mexa delicadamente.

> Acerte o sal, tempere com a noz moscada, polvilhe as raspas de limão e reserve.

> Numa panela grande ferva cinco litros de água com sal e cozinhe a massa.

> Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que a água volte a ferver.

> Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique "al dente", ou seja, macia, porém resistente à mordida.

> Escorra a massa, coloque num refratário grande, acrescente o molho de iogurte e envolva bem com a ajuda de dois garfos grandes.

> Acomode os filés de truta e sirva a seguir.

Rendimento: 6 porções

Preparo: Forno & Fogão

Tempo de Preparo: 30 minutos

Grau de Dificuldade: Fácil

Calorias por porção: 578 kcal
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário