Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Células imunes modificadas em laboratório são mais resistentes ao HIV

Terapia genética personalizada impede que o vírus entre nas células e pode substituir o tratamento com medicamentos
 
Pesquisadores da Universidade Stanford School of Medicine, nos EUA, modificaram células do sistema imune em laboratório para que elas permaneçam resistentes à infecção pelo HIV, vírus causador da AIDS.
 
A abordagem consiste em utilizar um tipo de tesoura molecular para cortar e colar uma série de genes de resistência do HIV nas células T, células especializadas do sistema imunológico atacadas pelo vírus.
 
A montagem do genoma foi feita em um gene que o vírus usa para entrar na célula. Pela inativação de um gene receptor e a inserção de genes anti-HIV adicionais, o vírus foi impedido de entrar nas células e, assim, impedindo de destruir o sistema imunológico.
 
"Nós inativamos um dos receptores que o HIV usa para entrar e acrescentamos novos genes para proteger contra o HIV, por isso temos várias camadas de proteção, o que chamamos de empilhamento. Podemos usar essa estratégia para tornar as células resistentes aos dois tipos principais de HIV", afirma o autor da pesquisa Matthew Porteus.
 
Segundo Porteus, a nova abordagem, uma forma de terapia genética personalizada, poderia finalmente substituir o tratamento com drogas, em que os pacientes têm de tomar vários medicamentos diariamente para manter o vírus sob controle e prevenir as infecções potencialmente fatais provocadas pela AIDS.
 
"Proporcionar a uma pessoa infectada células T resistentes não iria curar a infecção viral. No entanto, isso poderia dar-lhes um conjunto protegido de células T que iria afastar o colapso imunológico que tipicamente dá origem à doença", afirma a coautora Sara Sawyer.
 
O trabalho foi feito em laboratório e ensaios clínicos ainda são necessárias para determinar se a abordagem poderia funcionar como uma terapia.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário