Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Acupuntura pode amenizar dores lombares e outros problemas reumáticos

Diversas revisões sistemáticas têm avaliado a eficácia da
 acupuntura para condições reumáticas
A acupuntura pode ser benéfica para pacientes com problemas reumáticos, incluindo artrites, dores ósseas e musculares e condições ortopédicas, segundo estudo recentemente publicado na revista especializada Rheumatology
 
De acordo com pesquisadores das universidades britânicas de Exeter e Plymouth, a terapia com agulhas pode oferecer um alívio principalmente para pacientes com dores lombares, com osteoartrite no joelho - também conhecida como artrose - e dores laterais no cotovelo.
 
“Diversas revisões sistemáticas têm avaliado a eficácia da acupuntura para condições reumáticas, frequentemente com conclusões contraditórias”, escreveram os autores. “Nosso objetivo foi oferecer uma avaliação crítica e um resumo desses dados”, destacaram os especialistas em artigo sobre o estudo.
 
Analisando 30 revisões sobre o assunto publicadas desde o ano 2000, os pesquisadores descobriram resultados muito contraditórios sobre o valor da acupuntura no tratamento de condições reumáticas como fibromialgia, artrite reumatoide, osteoartrite, espondilite anquilosante e torcicolo, além de dores lombares, musculoesqueléticas, no cotovelo, no ombro e ciática. De acordo com os especialistas, as evidências mais claras foram de que a terapia é eficaz no tratamento de artrose, dores lombares e dores laterais no cotovelo, e não oferece alívio nos casos de fibromialgia e artrite reumatoide.
 
“Muitas revisões sistemáticas têm sido realizadas recentemente. Apenas para osteoartrite, dor na porção inferior das costas e dor lateral no cotovelo é que as evidências são suficientemente sólidas para recomendações positivas da terapia nos cuidados de rotina a pacientes reumáticos”, concluíram os pesquisadores.
 
Fonte Rheumatology

Nenhum comentário:

Postar um comentário