Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Rio Grande do Sul é o quarto Estado com mais médicos no país

Enquanto Porto Alegre tem um número muito bom de médicos,
 há diversas cidades do interior do Estado carentes de atendimento
Gaúchos contam com 2,37 profissionais para cada mil habitantes, número acima da média nacional
 
O Rio Grande do Sul é o quarto Estado com maior número de médicos no país, de acordo com o estudo "Demografia Médica no Brasil", divulgado nesta segunda-feira pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Estado possui 2,37 profissionais para cada mil habitantes, ficando atrás apenas do Distrito Federal (4,09), do Rio de Janeiro (3,62) e de São Paulo (2,64).
 
Ainda conforme o levantamento do CFM, Porto Alegre é a segunda capital com mais médicos no país, com 8,37 profissionais para cada mil habitantes. A capital gaúcha está muito acima da média nacional, que é de 2 médicos para cada mil habitantes, e perde somente para Vitória (11,61). Completam a lista das cinco capitais com mais médicos Florianópolis (7,72), Belo Horizonte (6,61) e Recife (6,27).
 
Porto Alegre é, ainda, a capital brasileira com mais médicos cadastrados que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS), com 2,94 profissionais para cada mil habitantes. Neste quesito, o Rio Grande do Sul tem a terceira posição (1,40), ficando atrás do Distrito Federal (1,72) e do Rio de Janeiro (1,58).
 
Números revelam má distribuição
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul, Rogério Wolf de Aguiar, os números do estudo demonstram uma irregularidade na distribuição de médicos no Estado e em todo o país.
 
— Enquanto Porto Alegre tem um número muito bom de médicos, há diversas cidades do interior do Estado carentes de atendimento. Faltam planos de carreira que possam fixar estes profissionais fora dos grandes centros, além de melhores condições de trabalho — declara.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário