Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mais de um milhão de diabéticos em Portugal

Número de casos aumentou em relação a 2010
O número de pessoas com diabetes em Portugal ultrapassou um milhão em 2011 e aumentaram os jovens até aos 19 anos com a doença, mas verificou-se a maior queda no número de amputações da última década
 
Segundo dados do Observatório Nacional da Diabetes, divulgados esta segunda-feira, mais de uma em cada dez pessoas em Portugal tem diabetes, mas destas quase metade (44 por cento) ainda não estão diagnosticadas.
 
Um novo indicador disponibilizado no relatório deste ano aponta para uma perda de sete anos de vida por cada óbito na população com idade inferior a 70 anos.
 
Apesar deste cenário negativo, há sinais de que o sistema de saúde tem conseguido uma evolução positiva de complicações associadas à doença, nomeadamente a maior redução de amputações dos últimos 10 anos (-11%) e a melhoria dos registos nos cuidados primários, destaca o observatório.
 
Ainda de acordo com o relatório, na última década, o número de novos casos aumentou de 377 por cada 100 mil indivíduos (em 2000) para 652 (em 2011).
 
"Os valores são preocupantes quando verificamos que nos últimos 10 anos o aumento da incidência da Diabetes é de 80%", sublinha o observatório.
 
Quanto à prevalência da doença em 2011, foi de 12,7% na população com idades entre os 19 e os 79 anos (correspondendo ao total de cerca de um milhão).
 
Outro dado destacado é a incidência da Diabetes Tipo 1 nas crianças e nos jovens portugueses, tendo-se registado em 2011 mais de 3.000 casos em jovens até aos 19 anos.
 
Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário