A água amorteceria o impacto, reduzindo a dor durante o exercício e, assim, diminuindo o medo do paciente em faze-lo |
É mais comum em mulheres e o que se observa é a presença de pontos de dor em algumas partes do corpo. No total são 18 regiões normalmente acometidas, incluindo regiões do pescoço, cotovelos, joelhos e quadris. A presença de 11 pontos já é capaz de dar o diagnóstico.
Essa doença, apesar de ainda não se ter uma definição concreta de sua causa, torna, muitas vezes, incapacitantes as atividades comuns do dia-a-dia.
Os indivíduos portadores normalmente utilizam vários remédios, na tentativa de aliviar o incômodo da dor.
Muitas pesquisas já demonstraram que os exercícios aeróbicos minimizam a dor em pessoas com fibromialgia. Um estudo que será publicado no Current Opinion in Rheuymatology,traz uma avaliação sobre a atividade física na água, como uma opção para esses pacientes.
Há muito tempo já se sabe a respeito da boa influência de realização de atividades físicas na água, como por exemplo, a melhora do humor e no padrão de sono.
De acordo com a pesquisa, os exercícios físicos feitos na água podem ajudar pessoas que apresentam artrite e dor nas articulações, devido ao excesso de peso.
A água amorteceria o impacto, reduzindo a dor durante o exercício e, assim, diminuindo o medo do paciente em faze-lo. Dessa forma, a atividade física na água é uma excelente opção para os pacientes com fibromialgia, devendo ser incentivada pelo médico aos seus pacientes.
Fonte Current Opinion in Rheumatology 2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário