Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Holanda diz que 50 mil toneladas de carne de bezerro podem conter cavalo

A Autoridade Holandesa de Segurança Alimentar (NVWA) anunciou nesta quarta-feira que cerca de 50 mil toneladas de carne de bezerro distribuídas em toda Europa por um atacadista holandês poderiam ter sido misturadas com carne de cavalo, e pediu sua retirada do mercado.
 
A carne foi distribuída entre 130 compradores holandeses e outros 370 do resto da Europa entre janeiro de 2011 e o mesmo mês de 2013, por isso que considera que uma grande parte pode ter sido já consumida. A NVWA precisou que não pode garantir totalmente a origem da carne e, por isso, considera que seja apta para o consumo, mas assegura que não há indícios de que possa representar um risco para a saúde.
 
A empresa suspeita é o atacadista Selten, com sede na cidade de Oss, que já foi submetida a uma análise no começo do ano no marco das investigações em toda Europa pela possível venda de carne de cavalo por carne de bezerro. Segundo o órgão holandês, parte dessa carne teria sido processada posteriormente por terceiras empresas para elaborar alimentos preparados.
 
A NVWA já alertou aos parceiros europeus que podem ser afetados pelo problema - entre eles Espanha, Alemanha e França - através do sistema de alarme rápido alimentar da União Europeia (UE), a fim de que sejam tomadas as medidas oportunas.
 
O escândalo de carne de cavalo destapado nos últimos meses levou a UE a aprovar a realização de dois tipos de provas. A primeira se centra no DNA no bezerro utilizado em produtos processados, como lasanhas ou molho bolonhesa, enquanto a segunda inclui controles para ver se a carne de cavalo nos matadouros contém rastros de fenilbutazona, um antiinflamatório potencialmente novico para as pessoas.
 
Bruxelas espera ter todos os resultados ainda neste mês e a informação será incluída no chamado sistema de alarme rápido alimentício, de modo que as autoridades competentes dos Estados-membros da UE possa se servir dela.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário