Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prevenção da tuberculose pode acelerar resistência às drogas

Em comunidades que usam a terapia preventiva com isoniazida, a incidência de pacientes resistentes deve dobrar a cada ano
 
De acordo com o novo estudo, liderado por Harriet Mills, da Universidade de Bristol (Reino Unido), em comunidades que implementam a terapia preventiva com isoniazida (IPT) a incidência pacientes isoniazida-resistentes vai dobrar, a cada ano, pelos próximos 40 anos.
 
O ingrediente principal do coquetel de drogas para curar a tuberculose, a isoniazida, também pode proteger as pessoas de contrair a doença. Essa segunda função é particularmente importante para aqueles com sistemas imunológicos frágeis que muitas vezes adquirem e morrer de tuberculose. Na África subsaariana, a tuberculose é a principal causa de morte entre as pessoas infectadas pelo HIV. Na luta contra este cenário, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a isoniazida como uma terapia preventiva para pacientes HIV-positivos que ainda não tenham apresentado sinais de tuberculose ativa.
 
O Estudo, publicado nesta quarta-feira (10) na revista Science Translational Medicine, ilustra a escolha perversa que especialistas em saúde pública devem fazer entre prevenção de doenças e preservação da eficácia de um tratamento. Quando se trata de tuberculose, o relatório conclui que a profilaxia vem com um custo mais elevado do que o anteriormente reconhecido.
 
O tratamento da tuberculose típica que inclui isoniazida dura seis meses. Mas quando a isoniazida não pode ser utilizado, um paciente tem de suportar um tratamento mais longo, com o uso injecções e de uma dúzia de comprimidos por dia, durante dois anos. Tratamento que apresenta sérios efeitos colaterais como convulsões e perda permanente de audição.
 
O custo destes tratamentos para pacientes isoniazida-resistentes é outro sério problema de saúde pública . África do Sul gasta metade do seu orçamento para doença em tuberculose multirresistente, embora apenas 3% dos casos de tuberculose sejam resistentes a drogas, diz Ramanan Laxminarayan, diretor do Center for Disease Dynamics, Economics & Policy com sede em Washington (EUA).
 
Karin Weyer, coordenadora do Departamento de tuberculose da OMS s Stop, diz que os resultados deste estudo não devem trazer pânico. "Ela afirma que o estudo é interessante, mas salienta que é baseado em modelagem matemática em vez de observações sobre fatos reais. "A partir da perspectiva da OMS, temos de olhar para evidências de campo quando desenvolvemos estas políticas."
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário