Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Previna-se contra a perda da audição

Exposição a sons intensos em casa, em ambientes de lazer ou no trabalho pode trazer graves danos aos ouvidos
 
Vivemos em um mundo barulhento e tomar algumas medidas de prevenção é a melhor forma de evitar, ou pelo menos adiar para a velhice, a perda de audição. Este é o conselho de médicos otorrinos e fonoaudiólogos. Para se prevenir, é importante prestar atenção a determinados hábitos corriqueiros que ao longo do tempo vão prejudicando a nossa capacidade de ouvir.
 
Hoje as pessoas estão perdendo a audição cada vez mais cedo, devido à vida agitada e barulhenta, com altos ruídos em toda a parte, seja no trânsito, em boates, nos fones de ouvido e aparelhos de MP3, em diversas profissões e até dentro de casa – ao usar secador de cabelos e liquidificador ou ouvir TV e aparelhos de som em alto volume.
 
– O problema é que a lesão auditiva causada por altos níveis de pressão sonora não acontece de um dia para o outro: ela é cumulativa – explica a fonoaudióloga Isabela Gomes, da Telex Soluções Auditivas. Ela lembra que, para preservar a audição, é preciso estar atento à altura do som que ouvimos e ao tempo em que estamos expostos a ele, seja em que situação for.
 
Ambientes de trabalho
Medições de som já comprovaram que em um ambiente de trabalho, como um escritório, o som pode chegar a até 80 dB. Em algumas profissões, o problema é ainda mais grave. Pessoas que trabalham com música - desde artistas até técnicos em estúdios de gravação - ou funcionários que atuam em pistas de aeroportos, em segmentos industriais ou como operadores de call center (que passam oito horas de trabalho com fones de ouvido unilaterais) estão expostos a risco de perda auditiva. A exposição contínua a sons acima de 85 decibéis por mais de 8 horas de exposição pode levar à perda de audição irreversível.
 
A fonoaudióloga alerta:
 – Se por causa do som ambiente, seja no trabalho, em casa ou no lazer, você é obrigado a aumentar o tom de voz para falar e ser ouvido por alguém do seu lado, tenha certeza de que o barulho está alto demais.
 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Otologia (SBO), de 30% a 35% das perdas de audição são consequência da exposição dos indivíduos a sons intensos. O último Censo realizado pelo IBGE, em 2010, apontou que cerca de 9,7 milhões de brasileiros declararam ter algum problema auditivo, o que equivale a 5,1% da população. Deste total, já sofrem de deficiência auditiva severa mais de 2,1 milhões de pessoas.
 
Dicas para prevenir danos à audição:
 
- Evitar ambientes barulhentos
 
- Usar protetor auricular em ambientes com sons intensos, especialmente nos locais de trabalho
 
- Evitar o uso de fones de ouvido e jamais utilizá-los no volume máximo
 
- Não introduzir objetos no canal auditivo, nem mesmo cotonetes
 
- Manter distância das caixas de som, em festas, boates e trios elétricos
 
- Diminuir o som de aparelhos eletrônicos em casa (rádio, TV, aparelhagem de som)
 
- Dar repouso aos ouvidos, em ambientes silenciosos, após a exposição a ruídos intensos
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário