Artrose no joelho |
A “artrose primária”, segundo o ortopedista, pode estar relacionada à genética, não havendo doença prévia ou trauma que explique o seu desenvolvimento. “As secundárias, por sua vez, têm causas identificáveis, como fraturas prévias, doenças metabólicas ou reumáticas e obesidade“, afirma Saliba. Informações do Ministério da Saúde apontam que 15 milhões de pessoas sofrem com o problema no Brasil, ou seja, 80% dos idosos com mais de 70 anos.
Já a osteoporose, doença que atinge 10 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Saúde, é caracterizada pela baixa concentração de cálcio nos ossos. “A perda ocorre em decorrência, por exemplo, da baixa quantidade de hormônios femininos, após a menopausa”, completa o ortopedista. A doença atinge mais mulheres (de 13% a 18%) do que homens (3% a 6%), conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que levam em consideração a população acima dos 50 anos.
Observar sintomas e traumas
Quanto aos sintomas da artrose, o mais comum é a dor articular, geralmente progressiva e relacionada aos esforços. “Nas fases mais avançadas da doença, podemos encontrar diminuição da amplitude dos movimentos (rigidez), instabilidade e edema (inchaço) articular”, completa o especialista. A osteoporose, por outro lado, não tem nenhum sintoma como consequência. “Mas pode se manifestar através de fraturas dos ossos após trauma de baixa energia, como quedas da própria altura”, alerta o médico.
Em ambas as doenças, o diagnóstico funciona de forma simples, de acordo com Saliba. “Como toda doença, primeiramente a conversa com o paciente e um bom exame físico são essenciais para o correto diagnóstico”, destaca. Radiografias simples são suficientes para o diagnóstico de artrose, e a densiometria é o exame utilizado para constatar osteoporose.
Para prevenir a osteoporose, são recomendados os usos de cálcio e vitamina D. “Tomar sol cinco minutos por dia nos braços e nas pernas produz vitamina D suficiente para ajudar na prevenção da doença”, resume Saliba. No tratamento, são incluídos hormônios e medicações que favorecem a absorção de cálcio pelos ossos. A artrose pode ser tratada com exercícios físicos, medicação, perda de peso e, nos casos em que estas medidas não dão mais resultado, existe também uma cirurgia, a artroplasia.
Fonte Corposaun
Nenhum comentário:
Postar um comentário