Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de junho de 2013

Médico experiente em guerras troca experiências em hospitais no Rio

Há duas semanas, o cirurgião Woodrow Twigtht Frisbee, que já atuou nas guerras do Iraque e Afeganistão, faz reciclagem nas emergências de hospitais como Miguel Couto, Lourenço Jorge e Getúlio Vargas
 
Acostumado a cuidar de feridos por explosões de bombas, o cirurgião Woodrow Twigtht Frisbee veio ao Rio de Janeiro fazer uma reciclagem nas unidades cariocas. Há duas semanas, o médico que já atuou nas guerras do Iraque e Afeganistão troca experiências com brasileiros nas emergências de hospitais, como Miguel Couto, Lourenço Jorge e Getúlio Vargas.
 
Nesta última quinta-feira (30/05), Frisbee voltou pela segunda vez ao Hospital Albert Schweitzer, em Realengo, para acompanhar o plantão na unidade que realiza cerca de 15 mil atendimentos mensais. Logo no primeiro caso, ajudou a cuidar de um paciente com suspeita de apendicite para, em seguida, auxiliar nos casos de observação no setor de emergência clínica.
 
De acordo com o chefe da cirurgia da unidade, Alex Sobreiro, o médico norte-americano já acompanhou cirurgias gerais e ortopédicas. Para ele, o intercâmbio tem sido enriquecedor e contribuído até para melhorar a autoestima dos médicos que atuam no Albert Schweitzer.
 
“Ele tem experiência com explosões e nós com ferimento à bala. Essa troca de experiências tem sido muito proveitosa para nós. A intenção é ter mais intercâmbios e ele voltar em agosto, pois ajudou na autoestima dos médicos. Teve até equipe com ciúme da outra”, confidenciou Sobreiro.
 
O cirurgião americano com cerca de 30 anos de profissão chegou a anotar no celular quais foram as situações acompanhadas por ele nos dias de reciclagem no Rio de Janeiro. Cirurgia em baleados, intervenção de obstrução intestinal, casos vasculares e cardíacos estão entre alguns dos procedimentos.
 
“Tem sido uma experiência muito positiva. Nos Estados Unidos, há médicos que não sabem abrir um paciente porque estão só acostumados a fazer cirurgia por vídeo. Se pudesse ficava mais”, disse Frisbee.
 
Para a cirurgiã Gabriela Pupo, o intercâmbio proporcionou aprendizado e deu a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a realidade de trabalho dos médicos dos Estados Unidos.
 
“A vivência dele tem acrescentado muito e também nos ajudou a conhecer um pouco sobre a realidade deles. Quando íamos pensar em ter contato com um médico de guerra?”, questionou Gabriela.
 
Frisbee é o primeiro médico estrangeiro a participar do programa de reciclagem internacional, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Saúde (SES) e a Universidade de Miami, um dos centros de pesquisa que dá suporte ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. Em agosto do ano passado, uma equipe formada por médicos e enfermeiros da SES recebeu treinamento no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário