Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 4 de junho de 2013

Socesp e entidade americana farão o maior levantamento cardiológico do Brasil

Segundo dados Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão
 é de que, em 2040, o Brasil seja o campeão em mortalidade por
doenças cardiovasculares no mundo
Com a parceria entre o American College of Cardiology (ACC) e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), o Brasil vai integrar o maior levantamento mundial para a melhoria da assistência em cardiologia
 
O Brasil passará a integrar o maior levantamento mundial para a melhoria da qualidade de assistência em cardiologia. Um contrato de associação foi firmado, nesta última quinta-feira (30/05), entre o American College of Cardiology (ACC), entidade responsável pelo Pinnacle Registry®, e a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), que coordenará os trabalhos no País.
 
O presidente da Socesp, Carlos Costa Magalhães, conta que além dos Estados Unidos, o levantamento já é feito na China e na Índia. “Com a inclusão do Brasil, o Pinnacle terá em sua base de dados quase a metade da população mundial, com milhões de registros de pacientes”.
 
Inicialmente, serão 250 centros hospitalares brasileiros que aplicarão um questionário bastante objetivo em seus pacientes durante as consultas de rotina e que identificará fatores de risco para doenças cardiovasculares, diagnóstico, tratamento e eventos cardiovasculares.
 
“Os centros serão responsáveis pelo encaminhamento das respostas para a Sociedade, que terá uma infraestrutura de informática dentro da entidade para receber os dados e compilá-los”, conta Magalhães. Com a tabulação será possível identificar, por exemplo, se em uma região as pessoas têm maior tendência à hipertensão ou ao colesterol elevado.
 
Para o coordenador do Projeto Pinnacle no Brasil e na Socesp, Álvaro Avezum, o objetivo é conhecer de maneira abrangente, representativa de nosso país, a prática clínica em doença arterial coronária, insuficiência cardíaca, fibrilação atrial, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral. Por meio deste conhecimento, segundo ele, poderemos utilizar ferramentas de melhoria de qualidade assistencial reduzindo o ônus da doença cardiovascular em nosso país, como também apresentar os resultados para os governos federal, estadual e municipal, afim de que sejam implementadas novas políticas de saúde públicas. “É possível intervir com ações pontuais de promoção de saúde cardiovascular, como a prática de atividade física ou com orientações de mudanças na alimentação, dependendo do perfil que for se apresentando no levantamento. E medidas simples podem reverter estatísticas preocupantes”, afirma Avezum.
 
Segundo dados Organização Mundial de Saúde (OMS), a previsão é de que, em 2040, o Brasil seja o campeão em mortalidade por doenças cardiovasculares no mundo.
 
“O Pinnacle Registry® fornece um sistema de práticas que ajudam na promoção de inovações e de excelência clínica, além de identificar oportunidades de melhoria no atendimento e orientação dos pacientes”, lembra Avezum que estima: “devemos ter aproximadamente 10 mil levantamentos em seis meses, mas temos a parceria acertada por dois ou três anos, podendo ser estendidos. Será o maior levantamento já realizado no País”.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário