Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 7 de junho de 2013

Riscos de doenças ligadas à obesidade podem ser herdados de avó, diz estudo

Netos poderiam herdar problemas de saúde ligados à obesidade de avós (Foto: AFP/BBC)
Foto: AFP/BBC
Netos poderiam herdar problemas de saúde ligados à obesidade de avós
Cientistas escoceses constataram 'salto de geração' de problemas de saúde em camundongos.
 
Um estudo realizado por cientistas britânicos descobriu que os netos podem herdar de suas avós problemas de saúde ligados à obesidade, como cardiopatias e diabetes, mesmo que suas mães não apresentem indícios de tais doenças.
 
A obesidade é um problema que afeta vários países do mundo. No Reino Unido, a proporção de pessoas obesas em relação à população total já é a maior de toda a história. Derrame e diversos tipos de câncer estão entre os riscos dos problemas de saúde associados ao ganho de peso, dizem especialistas.
 
A obesidade moderada ocorre quando o indivíduo tem Índice de Massa Corporal (IMC) entre 30 e 34,9. O IMC é calculado dividindo o peso pela altura elevada ao quadrado.
 
Primeira geração
O estudo, da Universidade de Edimburgo, foi realizado com camundongos fêmeas com obesidade moderada, alimentadas com uma dieta rica em gordura e açúcar antes e durante a gravidez.
 
Os cientistas concluíram que os riscos da obesidade eram passados para a segunda geração da prole, ao passo que não constataram nenhum dos efeitos negativos do sobrepeso na primeira geração dos rebentos.
 
Eles não souberam, no entanto, esclarecer os motivos pelos quais isso acontece. Entre as hipóteses, estão as diferenças no ganho de peso ou a alimentação com um determinado tipo de comida durante a gravidez.
 
Os cientistas acrescentaram que ainda estão estudando os efeitos da pesquisa em humanos. Segundo eles, os experimentos são desafiadores, mas possíveis. Segundo Amanda Drake, da Universidade de Edimburgo, "dado o aumento da obesidade no mundo, é vital entender como as gerações futuras podem ser afetadas por isso".
 
"Estudos realizados futuramente podem analisar essas tendências em humanos, mas precisariam levar em conta fatores genéticos, ambientais, sociais e culturais".
 
O estudo, publicado na revista científica Endocrinology, foi financiada por uma instituição de caridade que se volta para pesquisas sobre a saúde das grávidas.
 
Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário