Foto: NHS Foundation Trust Pacientes idosos que sofrem com Alzheimer realizam atividades que estimulam o cérebro. Novo exame poderia diagnosticar a doença por intermédio do sangue |
Equipe da Universidade de Saarland (Alemanha), afirma estar próximo de descobrir um exame de sangue para diagnosticar a doença de Alzheimer.
O ensaio, que ainda não passou por testes clínicos, encontrou biomarcadores, micro RNAs, que podem ser associados à doença.
O desafio é criar uma forma de diagnosticar o mal de Alzheimer precocemente. Atualmente, só é possível diagnosticar a doença com exames caros como tomografia computadorizada ou testes psicológicos. Mas, em geral, este diagnóstico só acontece em estágios mais avançados.
O estudo realizou testes sanguíneos em 100 pacientes de Alzheimer e de grupo de controle.
"Encontramos 12 microRNAs nos pacientes com a doença que não estavam presentes no sangue de indivíduos saudáveis ??do grupo de controle. O que nos chamou mais atenção foi que a precisão que teste atingiu, mais de 90% . ", diz Cord Stahler, diretor de tecnologia da Siemens Healthcare.
O estudo levou em consideração ainda, a semelhança com outras doenças neurológicas. " Usando os mesmos biomarcadores, fomos capazes de distinguir claramente a doença de Alzheimer de esquizofrenia ou depressão. Em outras doenças neurodegenerativas como o Parkinson, e de comprometimento cognitivo leve, os resultados do ensaio não foram tão precisos. Isto pode ser melhorado, no entanto, refinando as assinaturas moleculares," afirmou Stahler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário