Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Alemães anunciam exame de sangue para diagnosticar Alzheimer

Pacientes idosos que sofrem com Alzheimer realizam atividades que estimulam o cérebro. Novo exame poderia diagnosticar a doença por intermédio do sangue.
Foto: NHS Foundation Trust
Pacientes idosos que sofrem com Alzheimer realizam
atividades que estimulam o cérebro. Novo exame poderia
 diagnosticar a doença por intermédio do sangue
O novo estudo, que ainda não passou por testes clínicos, identificou 12 biomarcadores específicos para doença
 
Equipe da Universidade de Saarland (Alemanha), afirma estar próximo de descobrir um exame de sangue para diagnosticar a doença de Alzheimer.
 
O ensaio, que ainda não passou por testes clínicos, encontrou biomarcadores, micro RNAs, que podem ser associados à doença.
 
O desafio é criar uma forma de diagnosticar o mal de Alzheimer precocemente. Atualmente, só é possível diagnosticar a doença com exames caros como tomografia computadorizada ou testes psicológicos. Mas, em geral, este diagnóstico só acontece em estágios mais avançados.
 
O estudo realizou testes sanguíneos em 100 pacientes de Alzheimer e de grupo de controle.
"Encontramos 12 microRNAs nos pacientes com a doença que não estavam presentes no sangue de indivíduos saudáveis ??do grupo de controle. O que nos chamou mais atenção foi que a precisão que teste atingiu, mais de 90% . ", diz Cord Stahler, diretor de tecnologia da Siemens Healthcare.
 
O estudo levou em consideração ainda, a semelhança com outras doenças neurológicas. " Usando os mesmos biomarcadores, fomos capazes de distinguir claramente a doença de Alzheimer de esquizofrenia ou depressão. Em outras doenças neurodegenerativas como o Parkinson, e de comprometimento cognitivo leve, os resultados do ensaio não foram tão precisos. Isto pode ser melhorado, no entanto, refinando as assinaturas moleculares," afirmou Stahler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário