Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Comunicação entre pais e professores é essencial para o aprendizado de crianças

Comunicação entre pais e professores é essencial para o aprendizado de crianças Salmo Duarte/Agencia RBS
Foto: Salmo Duarte / Agencia RBS
Confira ações que podem ser adotadas pelas famílias em parceria com os professores
 
A parceria entre pais e professores é essencial para garantir a aprendizagem de crianças e jovens nas escolas. Porém, muitos pais ainda têm dúvidas sobre o seu papel nessa relação com os educadores e o que fazer para auxiliar os filhos a alcançarem um bom desempenho nos estudos.
 
A diretora-executiva da Fundação Victor Civita, Angela Dannemann, afirma que é fundamental que exista uma boa comunicação entre educadores e pais, pois somente com diálogo eles poderão trabalhar juntos em prol da aprendizagem da criança.
 
— Para as escolas contarem com essa colaboração maior dos pais, é preciso incluí-los no planejamento pedagógico, fazê-los entender as estratégias dos educadores e esclarecer o que é esperado deles — explica.
 
Confira algumas ações que podem ser adotadas pelas famílias em parceria com os professores para aprimorar a aprendizagem dos alunos:
 
Reuniões
Os pais precisam aproveitar esse momento para conversar com o professor, questioná-lo sobre o aprendizado dos filhos e os conteúdos abordados durante o período e verificar como contribuir com o aprendizado. Além disso, também é importante conhecer o projeto político pedagógico da instituição de ensino para entender o que será explorado durante o ano e de que forma.
 
Observação em casa
A família precisa observar como a criança age em casa, analisar se ela tem dificuldade em alguma disciplina para transmitir ao educador o que está acontecendo. Também é essencial buscar compreender as frustrações do filho na escola e consultar o professor para buscar a melhor forma de auxiliar.
 
Questão comportamental
Pais e escolas precisam estar envolvidos quando o aluno apresenta problemas comportamentais. O professor deve verificar a causa dessa mudança junto aos pais para entender se está acontecendo alguma situação em casa. A solução deve ser procurada em conjunto para que o estudante receba apoio em ambos os locais.
 
Lição de casa
Os pais devem acompanhar a lição de casa dos filhos, mas isso não significa resolver as tarefas, mas sim, proporcionar um ambiente que ofereça todos os recursos para a lição ser realizada. É importante ressaltar que a família não é responsável por ensinar conteúdos, mas cabe a ela estimular uma rotina para o estudo em casa, combinando previamente os horários com a criança.
 
Demonstrar interesse
Quando possível, é interessante que os pais questionem como foi o dia da criança na escola e os conteúdos aprendidos para entender se ela está conseguindo acompanhar o ritmo. Vale até mesmo pedir explicação sobre a matéria, a fim de mostrar que valoriza o conhecimento.
 
Estreitar relacionamento
É de extrema importância que os pais conheçam a escola, os espaços e professores para saber quem e como são. Também é importante que se apresentem com objetivo de esclarecer que seu filho conta com um ponto de apoio fora da instituição
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário