Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 31 de julho de 2013

Portugueses desvendam mecanismo causador de câncer no vírus da Hepatite D

Pesquisa revela associação entre a infeção pelo vírus da hepatite delta e o cancro hepatocelular
 
Estudo realizado na Unidade de Ensino e Investigação de Microbiologia Médica (IHMT), em Lisboa (Portugal), mostra a associação entre a infeção crônica com vírus da hepatite delta (VHD) e o câncer hepatocelular.

Para chegar ao resultado, os pesquisadores identificaram um mecanismo envolvido na replicação do VHD que potencializa o desenvolvimento de células cancerígenas. " Nossa investigação revelou quais as alterações na expressão de genes celulares resultam da replicação deste vírus. A divisão celular ocorre em várias fases, sendo que a transição entre a fase G2 e a M corresponde a um "ponto de controle" neste processo. O estudo mostra, pela primeira vez, que o VHD altera o ciclo normal de regulação das células nesse ponto preciso: entre a fase G2 e M, provocando erros no ciclo. Acreditamos que a interferência do vírus neste controle é a causa do desenvolvimento de processos cancerígenos nas células," afirma Celso Cunha, responsável pelo estudo.

O estudo mostrou, ainda, que algumas proteínas celulares que participam no suicídio das células cancerígenas são sintetizadas em menor escala na presença do VHD, o que contribui para reduzir as defesas do organismo e potenciar o desenvolvimento de cancro.

O vírus da Hepatite D (ou Delta) depende da presença do vírus da Hepatite B para se multiplicar e infetar o fígado nos seres humanos. Tem um período de incubação entre 15 a 45 dias e mantém-se por muito tempo no sangue. Transmite-se pelas mesmas vias do vírus da Hepatite B: sangue e transfusões sanguíneas, durante o parto e através da partilha de seringas infetadas ou objetos de higiene pessoal (lâminas de barbear, escovas de dentes, etc.).
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário