Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Causas e variações da cãibra

Algo bastante comum na maioria das pessoas é a ocorrência de cãibras que causam desconforto e dores indesejadas pelo corpo.
 
Compreender sua dinâmica, causa e variação poderá ajudar a evitar tais ocorrências, e é exatamente sobre isso que trataremos nesse artigo.
 
Confira as causas e variações da cãibra
 
Causas da cãibra
As cãibras, na verdade, são contrações musculares involuntárias que são ocasionadas, na maioria das vezes, por fadiga muscular combinada à ausência de elementos como sódio, potássio ou até mesmo magnésio, sendo que na mulher também são comuns as ocorrências de cãibras em períodos menstruais.
 
Cãibras musculares esqueléticas
Esse é o tipo de cãibra mais comum, sobretudo, a pessoas que praticam atividade física de modo excessivo e/ou sem o preparo necessário e são decorrentes do desgaste muscular, sendo que, normalmente, ocorrem na parte posterior da coxa, nas panturrilhas, ou mesmo nos arcos dos pés, regiões mais acionadas durante as atividades.
 
Cãibras noturnas
Embora as causas não sejam muito precisas e esse tipo de ocorrência seja menos comum que as já citadas anteriormente, estima-se que alguns dos fatores que contribuem para o surgimento de cãibras noturnas estejam também relacionadas a já citada ausência de minerais essenciais ao corpo. Além disso, algo que também pode contribuir para o surgimento das cãibras noturnas é a redução do fluxo sanguíneo durante o sono nos membros afetados, que geralmente são oriundos de movimentos involuntários no decorrer da noite que acabam fazendo o corpo sobrepor o peso sobre tais membros.
 
Os sintomas desse tipo de cãibra não variam muito em relação à muscular esquelética, porém, em determinados casos, pode vir acompanhada de cólicas, principalmente nas mulheres em período menstrual.
 
Cãibras nas mãos
Esse é um tipo de cãibra mais comum à pessoas que exercem atividades que exigem grandes cargas de peso sobre a mão ou mesmo pessoas que trabalham diariamente com computadores e outras atividades de movimentos repetitivos. Os sintomas, de modo geral, são similares às demais cãibras citadas, mas podem ser minimizadas com uso de determinados cremes. De modo geral, o mais recomendado é procurar o médico ortopedista para que possa recomendar o melhor procedimento, a fim de evitar agravantes do problema.
 
 
Fonte clickgratis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário