Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

O que acontece com a sua coluna quando você envelhece?

Foto reprodução
A prevenção da osteoporose e de suas complicações subsequentes
 pode prevenir muitos dos problemas de coluna na terceira idade
Entenda quais são os principais problemas enfrentados na coluna durante a velhice e como funcionam os tratamentos
 
O processo de envelhecimento provoca alterações na coluna vertebral, o que pode levar a uma variedade de condições que podem requerer tratamento.
 
— Alguns destes problemas podem ser causados, ou, pelo menos, agravados pela presença de vértebras fracas. Outros são causados pelo processo natural de envelhecimento. Enquanto a dor em várias áreas da coluna vertebral pode ser um incômodo, problemas neurológicos, tais como fraqueza e dormência requerem avaliação e tratamento urgente e minucioso para evitar graves ou permanentes perdas de função — afirma o neurocirurgião Eduardo Iunes, especialista em coluna.
 
O médico destaca que a prevenção da osteoporose e de suas complicações subsequentes pode prevenir muitos dos problemas de coluna na terceira idade.
 
— A manutenção de um bom grau de condicionamento físico e de força muscular, bem como a prevenção e o tratamento da osteoporose é essencial na gestão das mudanças na coluna que ocorrem com o processo de envelhecimento — destaca Iunes.
 
Entenda a osteoporose e as fraturas por compressão
A osteoporose é uma diminuição da massa óssea, mais frequentemente observada nas mulheres no período pós-menopausa. Trata-se uma diminuição não só dos componentes minerais, tal como cálcio e fósforo, mas também no que se denomina o componente orgânico, como a proteína do osso.
 
— Cerca de 15 a 20 milhões de pessoas têm osteoporose e mais de um meio milhão sofrem fraturas de coluna vertebral devido à osteoporose a cada ano. Estas fraturas podem ocorrer com um mínimo de traumas ou nenhum. A osteoporose grave pode causar fraturas por compressão na coluna, assim como fraturas nos pulsos e quadris. Fraturas por compressão usualmente resultam em incapacitação prolongada— explica o médico.
 
A dor nas costas é o sintoma mais comum das fraturas por compressão, raios-x podem mostrar fraturas em cunha ou compressão das vértebras. Uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada também podem ser necessárias para avaliar melhor estas fraturas.
 
— É muito importante confirmar o diagnóstico de osteoporose porque sintomas semelhantes ocorrem em outras condições, tais como infecções, outras doenças ósseas metabólicas e tumores ósseos benignos ou malignos. A extensão da osteoporose pode apenas ser estimada por meio de uma radiografia simples, mas deve ser confirmada por meio de testes específicos de densidade óssea — afirma o neurocirurgião.
 
Tratamento
A maior parte das fraturas da coluna vertebral devido à osteoporose é tratada com sucesso apenas com medicamento para controlar a dor, mas a osteoporose subjacente também deve ser tratada, uma vez que é a verdadeira causa do problema.
 
— O tratamento da osteoporose em si está evoluindo rapidamente. Combinações de cálcio, vitamina D e estrogênio são controversos. A calcitonina é usada em alguns casos para inibir o colapso de minerais no osso, o fluoreto também tem sido tentado, numa tentativa de aumentar a massa óssea.
 
Mais recentemente, drogas da família dos bisfosfonatos têm sido utilizadas para ajudar a manter e possivelmente aumentar a massa óssea — diz Iunes.
 
Além de medicamentos, outros dispositivos, tais como coletes podem ajudam a controlar a dor e a impedir que a deformidade se agrave. Apesar das órteses normalmente não corrigirem as fraturas ósseas, elas dão suporte à coluna vertebral e podem diminuir os espasmos musculares secundários.
 
— Em alguns casos de fraturas por compressão, uma cirurgia de coluna pode ser necessária para controlar a dor, melhorar a deformidade ou descomprimir as raízes dos nervos e da medula espinhal.
 
Novas técnicas para tratar as dores das fraturas por compressão incluem a vertebroplastia e a cifoplastia — ressalta o especialista em coluna.
 
A vertebroplastia é um procedimento minimamente invasivo projetado para aliviar as dores das fraturas por compressão. Além de aliviar a dor, os corpos vertebrais que estão enfraquecidos, mas ainda não estão fraturados, podem ser fortalecidos, prevenindo problemas futuros.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário