Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Vietnamita recebe ossos do braço que perdeu na guerra há 47 anos

Sam Axelrad (direita) segura os ossos do braço de Nguyen Quang Hung em sua casa na cidade de An Khe, no Vietnã (Foto: AP)
Foto: AP
Sam Axelrad (direita) segura os ossos do braço de Nguyen
Quang Hung em sua casa na cidade de An Khe, no Vietnã
Médico americano guardou ossos amputados de soldado. Reencontro ocorreu em cidade do centro do Vietnã.
 
Um ex-soldado vietnamita recebeu nesta segunda-feira (1º) de volta os ossos de seu braço amputado há 47 anos durante a Guerra do Vietnã. O médico americano Sam Axelrad viajou ao país asiático levando os ossos do braço que ele havia amputado em 1966 e levado de volta ao Texas como uma lembrança de que quando norte-vietnamita lhe chegou gravemente ferido, ele fez a coisa certa e o ajudou. Os ossos ficaram em um armário durante décadas, e quando o urologista finalmente os tirou de lá há dois anos, ele se perguntou sobre o seu verdadeiro dono, Nguyen Quang Hung.
 
Os homens se reuniram na casa de Hung na região central do Vietnã. Eles conheceram os filhos e netos uns dos outros e brincaram sobre qual deles tinha ficado mais bonito desde o dia em que a guerra lhes tinha feito inimigos. Hung ficou surpreso de que alguém tivesse guardado seus ossos por tanto tempo, mas ficou feliz pelo fato de que, quando chegar a hora, poderá ser enterrado com eles.
 
"Estou muito contente de vê-lo novamente e ter essa parte do meu corpo de volta depois de quase meio século", disse Hung por telefone segunda-feira após a reunião com Axelrad. "Estou orgulhoso de ter derramado meu sangue para a reunificação do meu país, e eu me considero muito sortudo em comparação com muitos dos meus camaradas que foram mortos ou continuam desaparecidos."
 
Hung, de 73 anos, disse que as tropas americanas atiraram em seu braço em outubro de 1966, durante uma emboscada a cerca de 75 quilômetros de An Khe, a cidade onde ele vive hoje. Depois de flutuar abaixo de um córrego para fugir de um tiroteio e, em seguida, se abrigar em um armazém de arroz por três dias, ele foi resgatado por um helicóptero dos EUA e levado para um hospital militar em Phu Cat, na região central província de Binh Dinh.
 
"Quando fui capturado pelas forças americanas, eu era como um peixe tábua de cortar," Hung disse na semana passada. "Eles poderiam ter me matado ou me poupado".
 
Quando Hung apareceu para Axelrad, um então médico militar de 27 anos, seu braço direito tinha a cor de uma berinjela. Para evitar que a infecção matasse o paciente, Axelrad amputou o braço acima do cotovelo.

Fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário