Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Resposta de prazer do cérebro a alimentos pode ser medida através dos olhos

Dopamina está associada com uma variedade de efeitos relacionados com o prazer do cérebro, incluindo a expectativa de recompensa
Foto: Ivan Becarevic/Foto Stock
Dopamina está associada com uma variedade de efeitos  relacionados
com o prazer do cérebro, incluindo a expectativa de recompensa
Método que utiliza ferramenta oftalmológica é útil para aplicações na prevenção da obesidade e da dependência alimentar
 
A resposta de prazer do cérebro para a degustação de alimentos pode ser medida através dos olhos, utilizando uma ferramenta oftalmológica de baixo custo. É o que revela estudo de pesquisadores da Drexel University, nos EUA.
 
Método pode ser útil para aplicações nas áreas de pesquisa e clínica para a dependência alimentar e prevenção da obesidade.
 
 
Jennifer Nasser e seus colegas testaram o uso de eletrorretinografia (ERG) para indicar o aumento do neurotransmissor dopamina através da retina.
 
A dopamina está associada com uma variedade de efeitos relacionados com o prazer do cérebro, incluindo a expectativa de recompensa. Na retina do olho, a dopamina é liberada quando o nervo óptico é ativado em resposta à exposição à luz.
 
Nasser e seus colegas descobriram que os sinais elétricos na retina aumentaram em resposta a um flash de luz quando um estímulo alimentar (pequeno pedaço de brownie de chocolate) foi colocado na boca dos participantes.
 
O aumento foi tão grande quanto o observado quando os participantes receberam o fármaco estimulante metilfenidato para induzir uma forte resposta da dopamina. Estas respostas na presença de estímulos de alimentos e medicamentos foram cada uma, significativamente maiores do que a resposta à luz quando os participantes ingeriram uma substância de controle, a água.
 
"O que torna tão interessante é que o sistema de dopamina do olho foi considerado em separado do resto do sistema de dopamina do cérebro. Então, a maioria das pessoas diria que provar um alimento que estimula o sistema de dopamina do cérebro não teria um efeito sobre o sistema de dopamina do olho", observa Nasser.
 
Se a técnica for validada através de estudos adicionais e maiores, Nasser afirma que ela e outros pesquisadores podem usar ERG para estudar o vício em comida. "Minha pesquisa tem uma abordagem farmacológica para a resposta do cérebro à comida. A comida é tanto um sistema de entrega de nutrientes quanto um sistema de entrega de prazer, e um ' efeito colateral' é o excesso de calorias. Eu quero maximizar o prazer e o valor nutricional dos alimentos, mas minimizar os efeitos colaterais. Precisamos de ferramentas mais fáceis para fazer isso", conclui Nasser.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário