Era um verdadeiro ritual. Logo depois do café da manhã, corria para o banheiro, enjoada, e punha tudo para fora. O meu enjoo na gravidez durou exatos 3 meses, período que normalmente acomete 70% das mamães. Mas ninguém morre, não. E a gente logo esquece o desconforto.
Existem medicamentos para amenizar os enjoos, mas eu preferi seguir a cartilha da vovó adotando algumas fáceis, naturais e saudáveis.
As náuseas são, geralmente, sentidas no período da manhã. Então, deixe um pacote de biscoito de sal na cabeceira e coma de 1 a 2 antes mesmo de sair da cama.
Nada de ficar em jejum prolongado. É importante fazer uma dieta fracionada, ou seja, comer pequenas quantidades, de 3 em 3 horas.
Evite deitar-se após as grandes refeições, como almoço e jantar.
Muitas mamães são intolerantes ao leite e o consumo pode causar enjoo. Seu substituto pode ser o iogurte, digerido com mais facilidade pelo organismo, além de garantir o suprimento de cálcio.
Evite alimentos gordurosos, condimentados e açúcares. Prefira temperos suaves.
Verduras e legumes cozidos e alimentos de fácil digestão podem colaborar, como purês, carnes magras, macarrão e sopas.
Beba muita água e escolha frutas com caldo. As de sabor ácido como laranja, limão, kiwi, abacaxi, entre outras, podem aliviar a sensação de enjoo. O chá de gengibre é permitido na gravidez e é indicado para combater as náuseas.
Aguente firme, pois você logo será recompensada quando estiver com aquela coisinha linda nos braços. Aí terá a certeza de que o enjoo foi o menor dos sacrifícios!
Universo Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário