Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Médicos deveriam ser educados em Administração

“Curar é uma arte, medicina é uma profissão e o mercado de saúde é um negócio”, pondera David Pares, CEO do AvalDoc
 
Nossa longa e árdua formação tem sido somente em Medicina. Não temos na faculdade, residência e pós-graduações quase nenhuma orientação em como gerenciar uma empresa. Logo que saímos a campo, no entanto, nos batemos com a dura realidade: “Curar é uma arte, medicina é uma profissão e o mercado de saúde é um negócio”.
 
Antigamente, o postulado realmente não se aplicava. Os médicos ainda eram generalistas e em sua maioria com uma clientela bem próxima, tanto pessoal como geograficamente. Entretanto, temos cada vez mais nos deparado com decisões que dizem respeito a negócios.
 
MBAs em Gestão de Saúde estão na moda e um número crescente de médicos está se matriculando não só neles, mas também em outros como Marketing e Mídias Sociais. A tendência é suprir a lacuna que temos numa formação deficiente por necessidade.
 
Quando o médico é lançado no mercado, se depara com a maioria dos problemas que qualquer profissional ou empresa enfrenta. Seja abrindo um consultório, que na prática é uma microempresa, ele tem folha de pagamento, custos fixos e variáveis, funcionários, entre outros. Se ele optar por se tornar um funcionário em alguma estrutura maior, o profissional terá que mostrar que para evoluir ou mesmo continuar empregado, o conhecimento em negócios é fundamental.
 
A estrutura que gira em torno do profissional médico já dispõe de todo o arsenal e quem sofre é sempre o elo mais fraco. As operadoras de saúde, por exemplo, têm especialistas que cuidam para que os custos continuem baixos e as receitas sempre maiores. Mais do que nunca, otimizar os processos de uma clínica médica se faz necessário, a fim de não se tornar refém de convênios e ainda conseguir manter um atendimento humanizado.
 
A citar, nos Estados Unidos já existem mais de 50 Universidades que oferecem uma formação dupla em Medicina com um MBA. Médicos estão ingressando nesses cursos a fim de aprender a lidar com equipamento, pessoal e marketing, aptidões que hoje são requeridas para se tocar uma clínica ou consultório.
 
Educação, sem dúvida, é o pilar essencial da Saúde. Mas o aumento de profissionais da área que se arma de conhecimentos e teorias da Administração tem sido vital para lidarmos com as mudanças no mercado.
 
* David Pares é médico e CEO do AvalDoc
 
SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário