Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Baixa umidade agrava Síndrome do Olho Seco

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a umidade fique hoje entre 25% e 20% nas horas mais quentes do dia,  no período da tarde.  E o clima seco deve continuar até setembro. E a combinação ambiente fechado, computador e ar-condicionado não ajuda aos portadores da Síndrome do Olho Seco quando a umidade do ar está baixa. Mas a combinação, ingestão de líquido, alteração da dieta com adição de Ômega 3 e a lembrança de piscar mais em frente ao computador, pode prevenir e aliviar o desconforto causado pela Síndrome que deixa a sensação de areia nos olhos, vermelhidão, coceira, ardência e flutuação da visão.

O olho resseca por falta da lubrificação realizada pelas lágrimas. “Nesse cenário, duas situações levam a Síndrome do Olho Seco a manifestar-se, a baixa produção de lágrimas e a evaporação mais rápida do filme lacrimal”, diz o oftalmologista Eduardo Rocha ao comentar que os sintomas são semelhantes à conjuntivite e muitas pessoas confundem, vão às farmácias e se automedicam.

“No balcão da farmácia, sem o diagnóstico correto, o portador de Síndrome do Olho Seco pode começar a usar um colírio com propriedades vasoconstritoras que melhoram a estética, deixando o olho branquinho, mas não o lubrificam como deveriam e podem agravar o problema”, alerta o médico.

Há diferentes intensidades na manifestação da Síndrome do Olho Seco. Mas desde a leve até a severa, todas merecem atenção e cuidados. O não tratamento das situações severas pode ter consequências sérias como o aparecimento de lesões na córnea. As alternativas de tratamento da síndrome do olho seco vão desde a utilização de lágrimas artificiais, à aplicação de colírio para estimular a produção de lágrimas, alteração na dieta alimentar com adição de Ômega 3, até o fechamento do ponto lacrimal com plugs.

Fonte saudeparatodos

Nenhum comentário:

Postar um comentário