Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Depressão em grávidas já preocupa médicos


Um terço das grávidas atendidas na rede pública de saúde sofre com sintomas de ansiedade e depressão, de acordo com estudo realizado pela Faculdade de Medicina da USP e publicado no “Journal of Psychosomatic Obstetrics & Gynecology”.

Segundo o estudo, apesar de precisar ser tratado, o problema não interfere no peso do bebê ao nascer ou em partos prematuros.

Os pesquisadores acompanharam 831 gestantes com uma idade média de 25 anos. A prevalência de transtornos como ansiedade e depressão foi de 33%. Entre as que apresentavam os sintomas, só 7,6% dos bebês nasceram com peso abaixo do normal (menos de 2,5 Kg), e 6,9% tiveram parto prematuro (antes da 37ª semana). Os percentuais são semelhantes aos dos encontrados entre as grávidas que não sofrem desses transtornos.

Os fatores que mais predispõem a gestante à ansiedade e à depressão são baixo nível socioeconômico, conflitos conjugais e falta de planejamento da gravidez. Gestantes deprimidas ou ansiosas têm um maior risco de depressão pós-parto, o que prejudica o desempenho da mãe em um momento crítico da vida do bebê.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário