Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 15 de julho de 2011

Optometria

Optometria deriva do Grego:
Opto = Visão
Metria = Medida
Optometria = Medida da Visão

Como definição clássica a “Optometria é a ciência que estuda o sistema visual, habilitando profissionais independentes na área da saúde visual que actuam na prevenção de problemas oculares e sistémicos. O optometrista é um especialista na determinação de defeitos refractivos e disfunções visuais, especificando as acções e medidas correctoras adequadas sem a utilização de medicação ou intervenções cirúrgicas”.

A Optometria é uma ciência especializada no estudo da visão, especificamente nos cuidados da saúde visual, sendo o optometrista um profissional independente habilitado a examinar e avaliar o estado da visão, intervindo na identificação, correcção ou compensação dos defeitos visuais de origem não patológicas, tais como:

- Miopia

- Astigmatismo

- Hipermetropia

- A presbiopia

- Etc.

O optometrista no exercício da sua actividade, prescreve e adapta meios ópticos tais como lentes oftálmicas (óculos) ou de contacto, administra exercícios de reeducação visual para melhoramento da visão binocular e presta informação e aconselhamento no domínio da higiene e da ergonomia da visão. Na sua acção de prevenção, está também preparado para reconhecer uma alteração visual de origem patológica, sistémica ou outros estados oculares anormais. Nesses casos, compete-lhe encaminhar o paciente a um profissional da área médica.

A sua intervenção profissional tem como objectivo melhorar o desempenho visual e, assim, o desenvolvimento social e a qualidade de vida da população.

Fonte Opticadeespinho.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário