Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 1 de julho de 2011

Portugal: Cancro da próstata

Grupos de risco, sintomas mais comuns e últimos avanços médicos
A taxa de incidência do cancro da próstata é de cerca de 40.000 casos por ano.

A sintomatologia mais característica é a dificuldade para iniciar a micção, para além do aumento da frequência da vontade de urinar, podendo traduzir-se em pouca quantidade de urina devido à dificuldade em esvaziar a bexiga (o doente costuma levantar-se várias vezes durante a noite para urinar).

Outro sinal é a diminuição da força do jacto de urina, assim como uma sensação de peso na região pélvica.

Quem corre mais risco

Trata-se de um tumor dependente das hormonas masculinas (androgénios), o que significa que está directamente associado à idade, ou seja, quanto mais velho for um indivíduo, maior o risco, devido à diminuição progressiva destas hormonas.

Os especialistas garantem que entre 70 a 90% dos homens de 80 anos apresentam este tumor que, geralmente, é de crescimento lento. Os familiares em primeiro grau de um afectado têm maior risco de padecer dele do que a população em geral.

Como prevenir

Aconselham-se check-ups preventivos a partir dos 50 anos em toda a população masculina e a partir dos 40 anos para os homens com antecedentes deste tumor em pais ou irmãos.

O check-up consiste numa análise ao sangue que determina o antigénio prostático específico (mais conhecido por PSA), cujos valores normais variam consoante a idade. Para além disso, deve ser complementado com um toque rectal executado pelo urologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário